2 de maio de 2020

Prof. Adriano Andricopulo (IFSC/USP) é nomeado IUPAC FELLOW

O Prof. Adriano Andricopulo, pesquisador, Professor Titular do IFSC/USP e ex-presidente da SBQ, foi nomeado IUPAC FELLOW na última reunião do conselho da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).

Adriano Andricopulo possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutorado-sanduíche em Química Medicinal pela University of Michigan.

Possui pós-doutorado em Química Medicinal pela University of Michigan. É Professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, principalmente nas áreas de doenças tropicais negligenciadas e de câncer.

É Coordenador do Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC), Coordenador do Grupo de Cristalografia e Presidente da Comissão de Pesquisa (CPq) do IFSC-USP.

É Membro do Comitê Executivo e Coordenador de Transferência de Tecnologia do CEPID/FAPESP – Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar). É membro do Comitê de Governança e Coordenador Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT – BioNat).

Foi Vice-Diretor (2006-2008) e Diretor (2008-2010) da Divisão de Química Medicinal, Secretário Geral (2010-2012), Presidente Sucessor (2012-2014) e Presidente (2014-2016) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Foi Presidente do Congresso Mundial de Química da IUPAC (46th World Chemistry Congress, IUPAC-2017) e Membro do Conselho Consultivo (2016-2018) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Participou de vários Comitês de Avaliação da CAPES e atualmente é Membro Titular e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Química (CA-QU) do CNPq.

É Fellow da Royal Society of Chemistry (RSC) e Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).

Adriano Andricopulo é, assim, o primeiro brasileiro escolhido após as mudanças no programa, aprovadas na Assembleia Geral da IUPAC, em 2015, em Busan, na Coreia do Sul.