13 de abril de 2011

Pró-Reitora de Cultura e Extensão ministra palestra na USP São Carlos

A USP São Carlos recebeu, na manhã desta quarta-feira, 13 de abril, a visita da Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP, a Professora. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda. A Pró-Reitora esteve no Instituto de Química de São Carlos para proferir a palestra que intitulou “O Papel Social da Ciência e Cultura na USP”. O evento foi organizado em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação-USP/São Carlos e integrou a programação do Ciclo Química às 16h.

O público, em sua maior parte docentes, compôs uma platéia interessada e interativa durante os 50 minutos da fala da professora Maria Arminda. Entre este público estavam os professores envolvidos com as atividades e a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física de São Carlos.

O título da palestra foi muito pertinente para a professora, visto que é uma socióloga de formação. Por isso, ela introduziu a sua fala abordando a importância de sua formação na execução de sua função, especialmente no que diz respeito à definição do conceito de cultura. Segundo ela, a cultura é, desde os primórdios da tradição sociológica, uma noção imprecisa das sociedades, é causa e consequência de uma incompreensão muito grande. Porém, é necessário que se tenha o conceito claro em mente, pois é preciso olhar o conjunto a partir do qual se trabalha como um todo, para que seja possível criar medidas políticas ajustadas nos níveis civil e público.

Contudo, ainda, os códigos e regras concisos e bem sedimentados em que se baseiam, por exemplo, uma Universidade do porte da USP, também podem absorver inovações. E, segundo, Maria Arminda, é aí que entra o seu trabalho, buscando mudanças e transformações coletivas, tanto na produção e manutenção quanto na divulgação do patrimônio científico e cultural da Universidade. “É preciso que as Universidades criem canais de acesso à produção cultural e científica, caso contrário a sociedade não está sendo democrática”, afirmou ela. “Essa continua sendo a forma mais viável de agregar novos sujeitos à Universidade, seja por incorporação democrática ou pelo alcance da extensão”, completou.

Essa palestra certamente foi uma lição para todos os presentes, e as novas idéias da professora Maria mostraram-se absolutamente pertinentes para o contexto de São Carlos. As atividades de cultura e extensão são um ótimo veículo de comunicação entre a academia e a comunidade, e esta parceria tem sido a cada dia mais reforçada pelo IFSC e pela USP São Carlos.

Data: 13 de abril