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25 de março de 2014

Pró-Reitor apresenta diretrizes para a graduação da Universidade

O IQSC – Instituto de Química de São Carlos recebeu no período da tarde do dia 21 de março a visita do Pró-Reitor de Graduação da USP, docente e ex-diretor do IFSC-USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, que participou de um encontro com professores e alunos daquela Unidade da Universidade de São Paulo, abordando as novas diretrizes da graduação da Universidade de São Paulo lançadas no início desta nova gestão.

Tendo sublinhado que, pelo fato de ter dedicado quase catorze anos ao trabalho de divulgação científica – com a última experiência positiva alcançada com a criação da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) -, o Pró-Reitor de Graduação informou que essa mesma metodologia e projeto estão já sendo implantados na Pró-Reitoria de Graduação da USP. Já no aspecto da Graduação na Universidade, que está sob sua alçada direta, Hernandes afirmou que a formação de alunos tem que abandonar o caminho estritamente técnico que foi trilhado nos últimos anos, havendo necessidade de estimular todas as unidades da USP para que olhem mais atentamente para as grades dos cursos, por forma a que os alunos desenvolvam outras atividades, para além das que são essencialmente letivas, tendo dado o exemplo das áreas de cultura, lazer e desporto, complementaridades que estarão sob a responsabilidade de cada unidade. Antonio Carlos Hernandes também enfatizou a necessidade de se poder permitir que alunos de determinada unidade possam fazer disciplinas em outra, incentivando-se, assim, a mobilidade interna como um todo, dando respaldo a uma demanda antiga dos estudantes, exatamente para que possa existir espaço para outras atividades, não só em períodos noturnos: As congregações deverão decidir sobre essa reformulação curricular, cabendo apenas à Pró-Reitoria de Graduação da USP dar um aval rápido a essa decisão, após uma análise ágil e sucinta. Estou esperançado que antes de Setembro ou Outubro deste ano tudo isso possa já estar implantado, sublinhou Hernandes.

Outro ponto ressaltado por Hernandes disse respeito à recuperação – necessária e urgente – de muitos espaços físicos da Universidade de São Paulo dedicados ao esporte, uma questão que já foi abordada recentemente com as Académicas da USP, tendo informado que irá dar todo o apoio para a reforma de todas essas infraestruturas espalhadas pelos diversos campi, contado para isso com o apoio das autarquias no sentido de minimizar ou mesmo anular impactos orçamentários negativos para a Universidade.

Outro ponto focado pelo Pró-Reitor de Graduação foi a Valorização da Graduação: Em vinte e cinco anos de existência da Pró-Reitoria de Graduação, nunca se entendeu muito bem porque é que essa valorização não foi feita. Já constituímos um grupo de trabalho para avançar nesse tema, mexendo, inclusive, na estrutura da carreira, de modo a criar possibilidades para que pessoas que tenham a qualificação ideal possam ser contratadas mesmo sem o título de doutor, como é o caso, por exemplo, de docentes de diversas áreas das artes, ou mesmo professores de Libras: neste último caso, já é difícil encontrar um profissional dessa área, sendo quase impossível achar um com doutorado. Temos que trazer essas pessoas e temos cerca de cento e vinte dias para apresentar respostas para isso, elucidou Hernandes.PRG_-_HERNANDES_350-MAR2014

Outro ponto mencionado pelo Pró-Reitor de Graduação teve a ver com a evasão de alunos na USP, um fato que, pare ele, não constitui problema, já que tem de se olhar a Universidade de forma global, abrangente. Hernandes afirmou que, ao contrário do que se pensa, a Universidade de São Paulo tem três mil alunos a mais do que deveria ter (total atual=58.000), pelo que a preocupação está na retenção de alunos na USP e não na evasão, que representa, em muitos casos, uma segunda titulação, erros de reflexão sobre os cursos escolhidos, falta de vocação, etc.. Contudo, é a forma de ingresso de alunos na USP que preocupa Hernandes, já que, para o Pró-Reitor de Graduação o vestibular não é o melhor mecanismo e já deixei isso claro em conversa mantida recentemente com responsáveis pela FUVEST. Embora seja um meio necessário, existem outras formas de se garantir a diversidade dentro da USP, de outros mecanismos de ingresso para determinados cursos, sem ser através do vestibular.

Já no que diz respeito à Inclusão, a USP está já em contato permanente com a UNICAMP e UNESP para, juntas, delinearem caminhos e estratégias mais eficazes. Hernandes sublinhou, na sua palestra, que tentar atingir 50% dos alunos das escolas públicas, tal como indica o governo, vai ser muito difícil, até pelas características dos ensinos fundamental e médio brasileiro, que está abaixo das expectativas: Todo mundo tem uma solução mágica para a Graduação, enfatizou, com humor, o palestrante. A USP tem que dar um passo em frente e contaminar as restantes universidades e o próprio Estado para uma transformação real dos ensinos básico e médio, começando, inclusive, pela valorização dos professores. Desde quando se pode cativar um professor com um salário de R$ 1.800,00? Já esperamos muito tempo para dar este passo e agora está na hora de fazê-lo”, sublinhou Hernandes. Na sua fala, o palestrante indicou que se deve aproveitar o potencial que existe nas três universidades estaduais paulistas e entrar com eficácia no seio da sociedade. Para isso, a proposta é tentar validar as disciplinas que são feitas nas três universidades, no sentido de poder oferecer, inclusive, um duplo-diploma reconhecido pelas três instituições, para determinados cursos.

Os últimos dois temas abordados por Antonio Carlos Hernandes focaram a internacionalização, e a divulgação científica. Quanto ao primeiro, o orador salientou a expansão rápida da mobilidade internacional entre estudantes, através do programa federal Ciência sem Fronteiras, mas sublinhou, em contraponto, o controlo deficitário dos alunos que saíram para esse programa, bem como a qualidade dos mesmos, em termos académico-científicos. A USP está já marcando reuniões com a CAPES e CNPq no sentido de que as universidades públicas paulistas possam compartilhar do referido programa.

Já na área da divulgação científica, Hernandes informou que a Pró-Reitoria de Graduação está já reformulando o seu site e que em colaboração estreita com as assessorias de comunicação instaladas nas diversas unidades dos campi da USP se fará uma identificação de quais as profissões que os alunos optam quando saem da universidade, informações essas que irão estar disponíveis, num futuro próximo, aos públicos internos e externos da Universidade.

Rematando sua palestra, Antonio Carlos Hernandes enfatizou que todo esse trabalho, esse projeto, é para ser executado ainda este ano e que existe a necessidade urgente de promover o diálogo e a interação entre as unidades da USP, principalmente na área de Graduação, tendo em vista um objetivo maior, que é a formulação da política de ciência básica e de ensino superior no país para os próximos anos.

Assessoria de Comunicação

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Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
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