16 de março de 2015

Printed (Bio)Electronics: Bioinks, Bioactive Films and Printed Devices

Felippe_Pavinatto_250No dia 16 de março, pelas 16h, no Anfiteatro Novo do Instituto de Física de São Carlos, aconteceu mais uma edição do Seminário Especial, onde o Dr. Felippe José Pavinatto (IFSC/USP) apresentou a palestra intitulada Printed (Bio)Electronics: Bioinks, Bioactive Films and Printed Devices.

Em sua apresentação, o pesquisador falou sobre duas pesquisas assinadas por ele. O primeiro projeto envolve a detecção precoce de úlceras através de um dispositivo biomédico, enquanto o segundo trabalho associa componentes eletrônicos à impressão a jato de tinta.

Felippe Pavinatto é graduado em Ciências Exatas com Habilitação em Química pela USP, tendo, também, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Berkley University of California, Estados Unidos. O pesquisador, que atua no Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross” (IFSC/USP), tem vasto interesse em projetos relacionados à fabricação de dispositivos orgânicos eletrônicos e bioeletrônicos por impressão e ao desenvolvimento e caracterização de filmes finos nanoestruturados poliméricos.