25 de novembro de 2013

Princípio variacional: de hidrodinâmica relativística à integral de Feynman

TAKESHINo âmbito do programa Café com Física, decorreu no dia 25 de novembro, pelas 16 horas, na Sala F-210 do nosso Instituto, a palestra intitulada Princípio variacional: de hidrodinâmica relativística à integral de Feynman, ministrada pelo Prof. Takeshi Kodama, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Em sua palestra, além de ter relatado alguns dos exemplos de uso do Princípio Variacional para resolução de problemas, em particular no caso de descrição hidrodinâmica de plasma de quarks e gluons, o docente também fez uma breve introdução do método variacional estocástico e aproveitou para indicar uma possibilidade de reformular a integral de trajetória de Feynman.

Graduado em 1966 pela Waseda University, no Japão, Takeshi Kodama, que finalizou o mestrado e doutorado, respectivamente em 1968 e 1971, também naquela universidade, foi pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF e atualmente é professor titular da UFRJ –  Universidade Federal do Rio de Janeiro.