5 de outubro de 2012

Previsão astronômica para semana entre 5 e 11 de outubro

O_Ceu_sobre_So_CarlosAqueles ligados no céu percebem que o nascer e pôr do Sol estão mudando rapidamente nesse início de primavera. Nossa estrela está se pondo no horizonte quase dois minutos mais tarde a cada noite em São Carlos desde a sua passagem pelo equinócio em 22 de setembro. Quem tem observado o anoitecer em São Carlos deve ter notado que o Sol se deslocou 10 graus (veja quadro 1 ilustrativo) de oeste para sudoeste sobre a linha do horizonte nas duas últimas semanas. Ele deve avançar para sudoeste até o solstício de verão em 22 de dezembro (será a noite mais curta do ano no hemisfério sul, ou o dia mais longo acima do equador), quando o Astro Rei retoma sua marcha inexorável de seis meses rumo ao norte.

Já aqueles acostumados em ver o céu com mais detalhes perceberão que a trajetória de todos os astros faz o mesmo ângulo com a linha perpendicular ao horizonte, o que corresponde à latitude do local em que estamos. Em São Carlos, essa inclinação é de, aproximadamente, 22 graus, um pouco menor que a latitude de 23,4 graus sul do Trópico de Capricórnio que passa pela cidade de São Paulo (veja quadro 2 ilustrativo).

Ficar de olho no pôr do Sol e na migração de Mercúrio por entre as estrelas fixas pode ser uma boa pedida para o finalzinho de tarde e início da noite da próxima semana. Saturno e Mercúrio tiveram máxima aproximação na constelação de Virgem no último dia 3. Nessa semana, eles seguem trajetórias opostas. Saturno se esconderá por algumas semanas na luminosidade do Sol que agora entrou na casa de Virgem. Já Mercúrio se afastará rapidamente do Astro Rei rumo a Marte. Mercúrio será observado ao pôr do Sol a sudoeste um pouco acima do horizonte e o Planeta Vermelho estará 20 graus acima, entre Libra e sua estrela rival, Antares, a mais brilhante de Escorpião (veja ilustração da semana anterior). Confira o pôr do Sol escarlate. Se puder, leve pipoca, binóculo e cobertor de orelhas.

Chico-_outubro-4A Lua cheia sai de cena progressivamente minguante nesta semana, deixando o céu mais escuro e propício para a observação. Além disso, o nosso satélite natural está nascendo cada vez mais tarde e será observável nas madrugadas desse início de outubro. No dia 5 a Lua estará na constelação de Touro e terá maior aproximação com Júpiter. Ela passará quarto-minguante pelo par Castor e Polux em Gêmeos no dia 7, e em Câncer nos dias 9 e 10. No dia 11, a Lua se encontrará quase nova com Vênus e Regulus, a estrela alfa de Leão. Vênus é o astro mais brilhante nessa época. A melhor hora para observar este encontro em Leão é antes do amanhecer, por volta das 5 horas. Vale a pena despertar com os pássaros para ver Vênus, a “Estrela Vespertina”, dominar o céu por toda a semana.

Aproveite as noites escuras sem Lua para ver três estrelas brilhantes acima do horizonte ao norte. Durante a primavera no hemisfério sul, o céu, nas primeiras horas da noite, é marcado pelas estrelas Vega (Alfa da Lira), Altair (Alfa da Águia) e Deneb (Alfa do Cisne). Elas formam um triângulo conhecido como “Triângulo de Verão”, ao serem ligadas por traços imaginários. A partir de cada um dos seus vértices é fácil encontrar outros pontos interessantes sobre o céu de São Carlos. Em especial, aproveite para observar a estrela brilhante, Albireo (localizada na cabeça do Cisne), mesmo com a iluminação artificial de São Carlos. Albireo dista 385 anos-luz da Terra e aparenta ser uma única estrela a olho nu. Porém, quando vista por um pequeno telescópio, pode-se ver que se trata de uma estrela binária: uma amarela e outra azul, formado um dos melhores exemplos de estrelas duplas de cores contrastantes. Reserve uma noite para observar este sistema no Observatório da USP.

Doc2Dia 2 de outubro marcou o inicio da chuva de meteoros, chamada de “Orionidas”, que permanece observável até 4 de novembro. A chuva de meteoros alcançará sua máxima em 20 e 21 de outubro, onde são esperados mais de 30 eventos por hora. Os astrônomos chamam esse evento de Orionidas, pois todos os meteoros parecem emanados da constelação de Orion, o Guerreiro. Os meteoros Orionidas são partículas de gelo deixadas ao longo da órbita do cometa Halley durante as suas inúmeras viagens ao redor do Sol. Estas partículas entram na atmosfera terrestre em altíssima velocidade (238000 km/h) e deixam um longo rastro encandeceste no céu, conhecido popularmente como “Estrela Cadente”, com duração de poucos segundos. Nessa semana, Orion nasce a leste por volta das 23 horas entre as constelações de Touro e Cão Maior e permanece no céu até o amanhecer. A constelação do Guerreiro tem as Três Marias como referência. Um pouco a esquerda estará Jupiter e à direita Sírius, a estrela mais brilhante, em Cão Maior.

Dica importante: o melhor horário para observar a chuva de meteoros nesta semana é antes do amanhecer, por volta das 5 horas, na direção de Orion. Conforto e paciência são ingredientes básicos para apreciar o fenômeno.

Glossário:

Escarlate- cor vermelha muito viva

Quarto minguante- uma das fases da Lua que ocorre quando o ângulo Terra-Lua-Sol é reto, possibilitando a visualização de, apenas, metade da Lua

Estrela binária- duas estrelas orbitando uma em torno da outra

Previsão fornecida pelo docente do IFSC, Francisco Gontijo Guimarães