26 de fevereiro de 2019

Prêmios “Bernhard Gross” / “Paulo Freire” e “Prof. Horácio Panepucci”

Promovido e organizado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a noite do passado dia 18 de fevereiro foi inteiramente preenchida com a cerimônia de entrega dos Prêmios Bernhard Gross*, Paulo Freire e Prof. Horácio Panepucc”, que homenageou alunos e professores que foram destaques em anos anteriores.

A mesa de honra do evento que ocorreu no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) foi composta pelo diretor de nosso Instituto, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, o presidente da Comissão de Graduação, Prof. Luis Gustavo Marcassa, e os coordenadores dos cursos de Bacharelado em Física, Prof. José Fabian Schneider, Ciências Físicas e Biomoleculares, Prof. Alessandro Nascimento, Física Computacional, Profª. Tereza Mendes, e do Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas, Profª. Cibelle Celestino Silva.

A abertura do evento foi marcada pela breve fala do diretor do Instituto, que parabenizou mais uma vez os ingressantes de 2019 – que se fizeram representar em grande número -, tendo agradecido a presença de alunos e professores e enaltecido a figura do Prof. Bernhard Gross, que nasceu na Alemanha, em 1905, tendo chegado ao Brasil em 1933 e criado um grupo de pesquisas sobre raios cósmicos. Pouco depois, passou a estudar a dielétrica e detectou, pela primeira vez na América Latina, uma partícula fortemente radioativa originada por explosões nucleares em outros continentes. Também descobriu a corrente Compton, produzida pela absorção de raios gama pela matéria e construiu um aparelho baseado nesse princípio.
No campo da física matemática, desenvolveu a “teoria geral da resposta linear na teoria dos circuitos elétricos”. Sob a influência desses estudos e de seus ensinamentos, formou-se toda uma geração de novos cientistas. O físico também participou da criação do Instituto Nacional de Tecnologia, do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e da Comissão de Energia Nuclear. Foi pesquisador no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), diretor da Divisão de Informação Científica da Agência Internacional de Energia Atômica e secretário organizador da II Conferência para Usos Pacíficos da Energia Atômica. Recebeu o prêmio “Bernardo Houssay”, da Organização dos Estados Americanos, em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Para ele, a física era uma vocação, principalmente na sua época, quando a falta de apoio e equipamentos dificultava a vida de quem se dedicava à pesquisa. Bernhard Gross faleceu em 2002, tendo seu nome ficado perpetuado no IFSC/USP, no Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross”, criado em meados dos anos 70 por iniciativa dos Profs. Guilherme F. Leal Ferreira e Milton S. Campos, a partir das visitas que o Prof. Bernhard Gross fez a São Carlos. Em seus primeiros trabalhos, membros do Grupo atuaram no estudo de propriedades elétricas de polímeros isolantes, seus aspectos teóricos, experimentais e aplicações dos eletretos., tendo-se seguido uma abordagem sobre a importância da Comissão de Graduação por parte do presidente do órgão.

Os Prêmios Bernhard Gross, que premiaram alunos com o melhor desempenho acadêmico do ano anterior, em cada curso do Instituto, foi entregue pelos respectivos coordenadores dos cursos aos seguintes alunos:

Bacharelado em Física – Luís Rodrigo Torres Neves;
Bacharelado em Física Computacional – Mateus Piovezan Otto;
Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares – Renan dos Reis; Licenciatura em Ciências Exatas – Matheus dos Santos Barbosa da Silva.

Seguidamente, coube ao representante da SACEx, João Gabriel Barbosa Silva, homenagear com o Prêmio Paulo Freire os professores da licenciatura escolhidos pelos alunos. Os homenageados foram:

Menção honrosa – Prof. Dr. Miled Hassan Youssef Moussa;
Melhor professor, eleito pelos ingressantes de 2015: Adriana do Carmo Belloti (ICMC);
Melhor professor, eleito pelos ingressantes de 2016: Michela Tuchapesk da Silva – ICMC;
Melhor professor, eleito pelos ingressantes de 2017: José Fernando Fontanari;
Melhor professor, eleito pelos ingressantes de 2018: Fernando Fernandes Paiva;
Melhor funcionário, eleito por todos os alunos: Antônio Rodrigues;

Após a entrega dos prêmios relativos à licenciatura, Renato Mafra Moysés, representante do CEFISC, assumiu a entrega dos Prêmios Prof. Horácio Carlos Panepucci, outorgados aos professores do bacharelado.

Os homenageados, foram:

Melhor funcionário, eleito por todos os alunos: Antônio Rodrigues
Melhores professores, eleitos pelos ingressantes de 2015; Cristina Kurachi (Ciências Físicas e Biomoleculares), Luís Nunes de Oliveira (Física Computacional) e Emanuel Alves de Lima Henn (Física);
Melhores professores, eleitos pelos ingressantes de 2016: Diogo Rodrigues Boito (Física) e Valter Luíz Libero (Física Computacional e Ciências Físicas e Biomoleculares);
Melhores professores, eleitos pelos ingressantes de 2017: Luís Nunes de Oliveira (Física Computacional/Física) e Ana Paula Ulian de Araújo (Ciências Físicas e Biomoleculares);
Melhores professores, eleitos pelos ingressantes de 2018: Ana Claudia Nabarro (ICMC) – (Física/Ciências Físicas e Biomoleculares) e Daniel Smania Brandão (ICMC) – (Física Computacional).

Para acessar o álbum dede fotos dos homenageados, clique AQUI.

(Fotos de Ricardo Rehder Cardoso (AC/IFSC/USP)

Rui Sintra com Carolina Falvo (estagiária de jornalismo)