31 de maio de 2011

Prêmio Nobel de Física fala sobre os progressos de sua pesquisa

Na próxima sexta-feira, 3 de junho, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), por intermédio do Grupo de Óptica, receberá dois importantes nomes do mundo científico.

Um deles, Alain Aspect, é bacharel da “École Normale Supérieure de Cachan” (França) e ganhador do prêmio Wolf de Física 2010.

O segundo convidado, o pesquisador estadunidense, William D. Phillips, através de seus experimentos relacionados ao resfriamento e aprisionamento de átomos de luz de laser, conquistou o prêmio Nobel de Física, em 1997.

Phillips, através de entrevista concedida à assessoria de comunicação do Instituto, falou sobre o rumo de suas pesquisas desde 1997, ano em que conquistou o Nobel, até o presente momento e de que maneira elas estão relacionadas ao cotidiano da população mundial. Segue abaixo a entrevista, na íntegra:

O evento terá apresentação de dois colóquios- ministrados pelos dois pesquisadores- e, no dia 4, contará com um seminário, intitulado “Hanbury- Brown an Twiss and other atom- atom correlations from photon to atom quantum optics”, este proferido por Alain Aspect.

Para ter acesso ao conteúdo integral da programação, clique aqui.