6 de outubro de 2020

“Prêmio Nobel da Física – 2020” destaca pesquisas sobre buracos negros

O britânico Roger Penrose (89), o alemão Reinhard Genzel (68) e a americana Andrea Ghez (55), foram os vencedores do Prêmio Nobel da Física – 2020, anunciado hoje, dia 06 de outubro, pela Academia Sueca, com seus trabalhos de pesquisa sobre buracos negros.

Roger Penrose, que é pesquisador e professor na Universidade de Oxford, demonstrou que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros.

Por sua vez, Reinhard Genzel (Instituto Max Planck para Física Extraterrestre / Universidade da Califórnia – Berkeley) e Andrea Ghez (Universidade da Califõrnia – Los Angeles) contribuiram para a descoberta de um buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia.

Ghez é a quarta mulher a ganhar um Nobel em Física na história do Prêmio, desde 1903, quando Marie Curie se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio.