Notícias

11 de março de 2014

Premiação de estudantes na Olimpíada Brasileira de Física 2013

O Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP) ficou com sua lotação lotada no decorrer da cerimônia de premiação aos alunos do Estado de São Paulo, distinguidos na Olimpíada Brasileira de Física – 2013 (OBF), um evento que ocorreu na tarde do dia 08 de março último.

A mesa de honra desta cerimonia foi presidida pelo Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Dr. António Carlos Hernandes, que esteve acompanhado pelos Profs. Drs. Adalberto Fazzio, Diretor do Instituto de Física de São Paulo (USP), Yvonne Primerano Mascarenhas, pesquisadora e pioneira do Instituto de Física de São Carlos (USP), e Munemasa Machida, Coordenador-Ajunto da Olimpíada Brasileira de Física.

A Olimpíada Brasileira de Física é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física, que abrange todo o território nacional, e encontra-se subdividida pelos diversos estados. Esta iniciativa tem vários objetivos, entre os quais se destacam: estimular os alunos do ensino fundamental e médio para o interesse em Física e nas ciências, de um modo geral, proporcionar desafios intelectuais e identificar estudantes talentosos na área de Física, preparando-os para as Olimpíadas Internacionais que acontecem anualmente, representando o Brasil nessas competições. Em simultâneo, pretende-se cativar os professores a um ensino diferenciado desta área da ciência.

Na sua alocução, o Pró-Reitor de Graduação da USP parabenizou os estudantes premiados, bem como os pais e restantes familiares, tendo feito uma citação especial para as presenças das Profas. Dras. Yvonne Primerano Mascarenhas e Maria Cristina Terrile, ambas do IFSC-USP, tendo recordado suas contribuições para que a cidade de São Carlos se transformasse na “Boston do Brasil”, albergando atualmente cerca de 300 empresas de base tecnológica.

Justificando a ausência do atual diretor do IFSC – USP devido a compromissos familiares, Antonio Carlos Hernandes enfatizou a necessidade urgente de se desenvolver o ensino fundamental e médio, por forma a que o Estado e o País possam se beneficiar de uma nova massa crítica e de novos valores de excelência nas áreas de ciência e tecnologia. Dirigindo-se diretamente aos alunos, o orador sublinhou o quanto a Física representa no cotidiano de cada cidadão e o quanto ela marca o desenvolvimento e consolidação de profissões consideradas vitais, inseridas nas áreas da medicina, engenharia, meio-ambiente, farmacêutica e até mesmo computação, tendo pedido aos familiares presentes na cerimônia que incentivem os jovens estudantes a seguir a carreira de Física. Já no final de seu discurso, Antonio Carlos Hernandes parabenizou todas as mulheres presentes na cerimônia, num dia que, internacionalmente, foi dedicado a elas.

O Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), Adalberto Fazzio, enfatizou o fato de, nesta edição de premiação aos melhores alunos da Olimpíada Brasileira de Física, o índice de mulheres distinguidas com medalhas ter atingido 20%, ao contrário de anos anteriores, onde essa porcentagem se situava na casa dos 10%. No seu discurso de improviso, Fazzio lembrou e sublinhou o papel e o trabalho dos professores dos ensinos fundamental e médio junto de seus alunos para a conquista das medalhas na Olimpíada, tendo prestado uma justa homenagem aos “mestres”. O orador sublinhou que a Física é a base de todas as ciências, tendo dado o exemplo do próprio Einstein, que começou sua ascensão na ciência e na sua genialidade ao se indagar e investigar como funcionava uma bússola que fora ofertada por seu pai – porque é que aquela agulha apontava sempre para o mesmo lado -, tendo rematado o seu discurso afirmando que (…) a ciência é mesmo assim, a curiosidade abre o caminho (…).

A Profa. Yvonne Primerano Mascarenhas sublinhou o “Dia Internacional da Mulher”, tendo falado exclusivamente para todas as alunas presentes na cerimônia. No seu discurso, salientou que a Física não é difícil, e que a eventual interpretação de “dificuldade” depende muito das pessoas. Contou que ela é a mais velha de três irmãs e que todas elas seguiram a carreira da Física, tendo todas se casado com físicos: Tornou-se uma família muito peculiar, pois sempre tínhamos assuntos importantes para conversar: eram conversas que mais pareciam mini-simpósios, comentou Yvonne Mascarenhas, com uma extraordinária boa disposição.

Além de ter contado um pouco de sua vida acadêmica e de sua experiência como cientista, a oradora sublinhou ainda a importância da interdisciplinaridade contemporânea. Ao parabenizar todos os alunos premiados, a pioneira do IFSC-USP dirigiu-se de forma particular às estudantes presentes: Vocês, moças, têm que ter gosto pela ciência e não têm que se preocupar pela diferença de sexo. Têm que se preocupar apenas se querem – ou não – percorrer esse caminho. Vocês, moças, não são mais as mulheres submissas, sobrecarregadas com trabalho de casa, cuidando dos filhos e dos maridos. Agora, a mulher é proativa, dedicando-se a tudo isso, mas também à sua carreira. E o marido não deve ficar triste por sua esposa se destacar: muito pelo contrário, o marido tem que estar alegre e feliz por ter uma esposa que brilha e vale mais do que trinta rúbis*, sublinhou a docente.

Para Yvonne Mascarenhas, o objetivo profissional tem que estar sempre acima de qualquer coisa o que não quer dizer que a mulher tenha que ser agressiva ou parecida com um homem. Não! A mulher não pode perder a doçura de sua feminidade, mas na sua carreira, no seu trabalho, ele deverá ter a mesma agressividade que o homem tem. O Brasil agradecerá, avançará, e o Dia da Mulher desaparecerá do calendário, pois todos os dias serão dedicados a ela, concluiu a pioneira do IFSC-USP, numa intervenção que foi demoradamente aplaudida.

Por fim, Munemasa Machida parabenizou todos os estudantes, professores e familiares pelo sucesso alcançado nesta Olimpíada Brasileira de Física de 2013, uma bonita festa que esteve sob a responsabilidade do Prof. Dr. Euclydes Marega Júnior, docente e pesquisador do IFSC-USP, que é, simultaneamente, Coordenador Nacional e Coordenador do Estado de São Paulo da OBF.

Abaixo publicamos uma seleção de imagens referentes a essa cerimônia.

*alusão ao conteúdo de um provérbio do Rei Salomão

OBF0

OBF1








OBF2

OBF3



 

 

 

 

 

OBF4OBF5

 

 

 

 

 

 

OBF6OBF7

 

 

 

 

 

 

OBF8OBF9

 

 

 

 

 

 

OBF10OBF11

 

 

 

 

 

 

OBF12OBF13

 

 

 

 

 

 

OBF14OBF15

 

 

 

 

 

 

OBF16OBF17

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..