18 de abril de 2011

Pré-selecionados visitam o IFSC

Reuniram-se em 18 de abril, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), os alunos candidatos a representar o Brasil na 42ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO).

Sob orientação do docente, Euclydes Marega Júnior, que também é coordenador do comitê da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), os alunos puderam ter direcionamentos sobre a competição internacional e conhecer as dependências do IFSC, assim como o próprio Instituto, no que diz respeito à oportunidades oferecidas aos futuros universitários.

“Sempre gostei muito de física e, quando tive conhecimento das olimpíadas, fui participando, até que consegui chegar até aqui”, conta Helena Wu, aluna do segundo ano do ensino médio, do Colégio Etapa (São Paulo-SP). “Tive muito apoio do meu tio para participar dessas olimpíadas. Somente três candidatos do segundo ano foram selecionados”, comemora a aluna, que está entre os 17 alunos convocados a preencher uma das vagas, para representar o Brasil em Bangkok, na Tailândia, sede da IPhO 2011.

Por determinação do Comitê da IPhO, cada país tem o direito a inscrever cinco estudantes, regularmente matriculados no ensino médio, com idade máxima de 20 anos completos, até 20 de junho de 2012.

Os estudantes selecionados foram aqueles com melhor desempenho na 3ª fase da OIB, de 2010, além de atenderem ao limite etário máximo, exigido pelo comitê internacional.

Para mais informações a respeito da IPhO 2011, basta acessarhttp://www.ipho2011.org/index.php

Data: 18 de abril