Notícias

9 de fevereiro de 2015

Prazo para inscrição antecipada termina em março

ibro-2015-200Ocorrerá entre os dias 7 e 11 de Julho, pela primeira vez na América Latina, no Centro de Convenções SulAmérica (RJ), o 9th World Congress International Brain Research Organization (IBRO 2015), cujo prazo para inscrição antecipada e submissão de resumos termina em 13 de março.

O evento, que reunirá estudantes do ensino superior e pesquisadores de diversos países, discutirá as principais pesquisas desenvolvidas durante os últimos anos na área de neurociência. Para aprofundar a compreensão da estrutura e função do cérebro, o congresso trará em sua programação, palestras, simpósios e mini-simpósios com especialistas nacionais e internacionais, bem como apresentação de pôsteres.

O comitê organizacional local é constituído por Roberto Lent (Brasil), Cecilia Hedin-Pereira (Brasil), Luiz Eugenio Mello (Brasil) e Stevens Rehen (Brasil). Enquanto que o comitê de programa é formado por Rafael Linden (Brasil), Christian Giaume (França), Megan Holmes (Escócia), Christine van Broeckhoven (Bélgica), Um-Ming Poo (Estados Unidos), Min Zhuo (Canadá), Keiji Tanaka (Japão), Freda Miller (Candá), Andrew Schwartz (Estados Unidos), Roberto Lent (Brasil) e Dora F. Ventura (Brasil).

Odesenvolvimento da neurociência no Brasil

Um dos pioneiros da neurociência no Brasil foi o Prof. Miguel Rolando Covian. Em 1955, o docente veio da Argentina ao Brasil, onde assumiu a direção do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sediado em Ribeirão Preto (SP).

Miguel Covian tinha vasto conhecimento no campo da neurociência, tendo sido um dos criadores da neuroendocrinologia e compartilhado suas experiências com diversos docentes, como o Prof. Antunes-Rodrigues, atual presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia, que também colabora com a disseminação da neurociência pelo Brasil, através de especialistas que trabalharam ou ainda atuam em diversas universidades do país.

Atualmente, a neurociência conta com grupos de pesquisa bastante reconhecidos em diversos estados do Brasil contando ainda com o apoio de instituições, como, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e JZ Brasil.

Para conferir a programação e outras informações referentes ao IBRO 2015, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..