Notícias

20 de novembro de 2014

Caracterização de componentes eletrônicos

O Brasil nunca sediou empresas nacionais voltadas ao desenvolvimento de dispositivos e materiais semicondutores, o que o torna um país microeletronico150inteiramente dependente no que se refere à criação de produtos eletrônicos, que inclui componentes eletrônicos para uso em circuitos de computação, telefonia e em circuitos de potência.

Em novembro de 2014, com o intuito de criar uma colaboração com o Instituto de Física de São Carlos (USP), Emmanuel Petitprez, (ex-aluno de doutorado do IFSC-USP e pesquisador visitante da empresa CEITEC S.A. – RS), juntamente com Ronald Tararam, (pesquisador especialista da CEITEC), passou alguns dias trabalhando em conjunto com o Prof. Dr. Euclydes Marega Júnior (IFSC-USP) em nosso Laboratório de Nanofabricação, onde realizaram diversos Emmanuel_Petitprez-250testes em circuitos microeletrônicos.

Emmanuel Petitprez, que além de pesquisador visitante da CEITEC, trabalha na STMicroelectronics, França, conta que o principal objetivo de sua vinda à nossa Unidade foi avaliar o desempenho do equipamento disponível no laboratório do Instituto de Física de São Carlos, utilizado na realização de análise ou caracterização de circuitos eletrônicos. Nós pretendemos criar um convênio com o IFSC-USP para que os especialistas da CEITEC possam aproveitar a infraestrutura da instituição para caracterizar materiais que produzem os circuitos integrados, explica.

De acordo com o Prof. Euclydes Marega Júnior, nas décadas de 60 e 70 houve a criação de uma indústria voltada ao desenvolvimento de materiais semicondutores no Brasil, porém, no final da Euclydes250década de 80, esse mercado faliu devido à política de abertura de mercado adotada pelo próprio país. Entre 1990 e 2005, o Brasil teve muita carência no campo de desenvolvimento de circuitos integrados. Hoje, inclusive, todos os produtos eletrônicos encontrados no Brasil são importados.

Após esse período, em 2006, na cidade de Porto Alegre (RS), foi criada a já citada CEITEC S.A., uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua no segmento de semicondutores, desenvolvendo soluções para identificação automática e para aplicações específicas, projetando, fabricando e comercializando circuitos integrados para aplicações como identificação de animais, medicamentos entre outros.

Se concretizada, essa nova colaboração deverá fortalecer as pesquisas produzidas na área de caracterização desses materiais semicondutores, abrindo novas portas para a realização de futuros projetos entre ambas as instituições.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..