30 de março de 2015

Possível colaboração entre University of York (GB) e USP

No dia 26 de março, servidores técnicos-administrativos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e das outras quatro unidades que compõem o Campus USP – São Carlos se reuniram com o gerente de programas acadêmicos da University of York, do Reino Unido, Matt Smelt-Webb, com o objetivo de estabelecer uma colaboração entre ambas as universidades, possibilitando o intercâmbio de servidores, docentes e alunos entre as citadas instituições, para a realização de cursos de verão ou capacitação. O encontro, que aconteceu no Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), também contou com a participação do Prof. Dr. José Carlos Maldonado e do Pedro1-250assistente administrativo Paulo Celestini, ambos do ICMC.

Na ocasião, Paulo Celestini fez uma rápida apresentação onde destacou os números de alunos, docentes e funcionários que atuam na Universidade de São Paulo, tendo também apresentado um panorama geral do Campus USP – São Carlos. Além disso, abordou a cidade de São Carlos, reconhecida como pólo tecnológico devido às indústrias e instituições de ensino superior que estão sediadas no município. Grande parte do título de ‘cidade da tecnologia’ se deve à contribuição da nossa Universidade, afirmou.

Seguidamente, Matt Smelt-Webb dissertou Matt1-250sobre o Centre for Global Programmes da University of York, que coordena intercâmbio e estágios internacionais, bem como escolas de verão, visando ao aumento da participação de indivíduos nas atividades internacionais desenvolvidas pela instituição britânica. O referido departamento, idealizado pelo Prof. Koen Lamberts, vice-reitor da University of York, iniciou suas atividades em fevereiro de 2014. A importância desse encontro foi tentar estreitar a relação entre a University of York e a Universidade de São Paulo, cogitando o desenvolvimento do intercâmbio de funcionários e alunos entre ambas as universidades, disse.

De acordo com o Prof. José Maldonado, a proposta da USP é estabelecer redes de colaborações com instituições de excelência, tal como a University of York, onde se possam explorar as diversas perspectivas da ciência e da tecnologia, viabilizando o intercâmbio tanto de alunos, como do corpo discente e docente da Universidade de São Paulo. O Instituto de Física de São Carlos, em particular, tem estabelecido muito bem esse tipo de parceria. De fato, gostaríamos de estruturar um arcabouço de colaboração que envolva uspianos e funcionários de universidades e indústrias brasileiras e estrangeiras, explicou o docente.

Maldonado1-250Caso essa parceria com a University of York seja concretizada, funcionários e alunos uspianos poderão conhecer o que é realizado em determinado departamento ou área de pesquisa na instituição britânica, tendo a chance de incrementar conceitos daquela universidade em nossa instituição, bem como demonstrar, simultaneamente, na University of York, o que é feito na USP. Neste âmbito, Maldonado elucidou que essa possível colaboração também permitirá que esses intercambistas tenham contato com novas culturas: É preciso ter um olhar de administração e planejamento que envolva culturas diferentes da nossa, em termos de divulgação científica ou relação com a indústria, concluiu.