20 de janeiro de 2012

Por unanimidade, IFSC recebe prêmio de Melhor Semana de Recepção 2011

Semana_de_recepo

Embora a boa educação comece em casa, a Escola também tem papel fundamental. Com essa filosofia em mente, alunos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), logo no início da vida acadêmica de seus calouros, fazem questão de divulgar boas práticas e espalhar atos exemplares e solidários.

O bom exemplo recebeu, este ano, o prêmio “Melhor Semana de Recepção 2011”, que se encontra em sua 13ª edição. “Hoje em dia, a maioria das Unidades da USP não tem nada de violento durante a recepção aos calouros. As atividades que programamos se diferenciam, pois prezam bastante pela integração, não somente com o curso, mas com a cidade de São Carlos, também”, conta o docente do IFSC e presidente da Comissão de Graduação, Valmor Roberto Mastelaro.

Na organização da “Semana de Recepção aos Calouros” do IFSC, muitas pessoas estão envolvidas, representadas pelas seguintes entidades: Comissão de Graduação (CG), Secretaria Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas (SACEx) e Centro de Estudos da Física de São Carlos (CEFiSC). “A maioria dos estudantes deixa suas casas para estudar em uma cidade desconhecida, longe de seus pais, de seus amigos. O mínimo que podemos fazer é oferecer uma boa recepção para que eles saibam que não estão sozinhos e, se precisarem de alguma coisa, podem contar com alguém”, afirma Rafael Campelo, presidente da SACEx.

Dentre as atividades realizadas e elaboradas, têm-se palestras de temas variados, almoço, apresentação de peça teatral, gincanas e atividades físicas, todas contando com a participação de calouros e veteranos. Ainda, num gesto simbólico, para marcar a passagem dos alunos pela Unidade, estes plantam uma árvore, no campus II da USP, representando, também, um ato de respeito e consciência para com o meio ambiente. “Nessa semana, queremos que os calouros entendam como funciona a vida acadêmica, seu curso, conheçam os grupos de incentivo à pesquisa, o Centro Acadêmico, interajam com os demais alunos do campus e com a própria cidade. Para isso, contamos com conversas com as secretárias acadêmicas, IFSC Jr., Programa ‘USP Recicla’, coordenadores dos cursos, visita aos laboratórios do IFSC, arrecadação de donativos, trote solidário, palestras e outras atividades”, conta Fernando José L. Monteiro, presidente do CEFiSC.

Para o próximo ano, a recepção já começou a ser pensada, mantendo-se a filosofia de integração e solidariedade, que a tem guiado, desde que foi criada. “Algumas atividades serão reformuladas e temos alguns projetos em mente, mas ainda precisamos conversar e organizar melhor as ideias novas”, conta Rafael. “Temos um formato da Semana que seguimos, mas sempre buscamos novidades que a melhorem, ainda mais”, complementa Fernando.

Sobre o prêmio

Das 25 Unidades da USP inscritas para concorrer ao prêmio, o júri, composto por seis integrantes do Grupo de Trabalho Pró-calouro da Pró-Reitoria, destacou o relatório apresentado pelo IFSC, bem efetuado em sua forma e conteúdo, elegendo o IFSC, por unanimidade, para receber o referido prêmio. “O prêmio foi o resultado de um trabalho muito bem feito por uma equipe comprometida com a recepção de nossos alunos no IFSC. Integração é a palavra-chave e procuramos destacar esse fato na cerimônia em que o IFSC, a SACex e o CEFiSC se fizeram presentes. Nossa meta é ganhar o prêmio no próximo ano”, declara Antonio Carlos Hernandes, diretor do IFSC.

Um diploma foi dado aos organizadores e uma escultura, relacionada ao prêmio, ficará exposta na Unidade pelo período de um ano para lembrar e, sobretudo, manter e espalhar o bom exemplo que tem sido dado pelo IFSC na recepção aos físicos recém-chegados.

19 de outubro de 2011

Por unanimidade, IFSC recebe prêmio de Melhor Semana de Recepção 2011

Semana_de_recepo

Na organização da “Semana de Recepção aos Calouros” do IFSC, muitas pessoas estão envolvidas, representadas pelas seguintes entidades: Comissão de Graduação (CG), Secretaria Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas (SACEx) e Centro de Estudos da Física de São Carlos (CEFiSC). “A maioria dos estudantes deixam suas casas para estudar em uma cidade desconhecida, longe de seus pais, de seus amigos. O mínimo que podemos fazer é oferecer uma boa recepção para que eles saibam que não estão sozinhos e, se precisarem de alguma coisa, podem contar com alguém”, afirma Rafael Campelo, presidente da SACEx.

Sobre o prêmio