13 de novembro de 2013

O Dr. André Alexandre Thomaz, do INCT de Fotônica Aplicada à Biologia Celular (INFABIC), foi o palestrante convidado de mais um seminário promovido pelo Grupo de Óptica do IFSC, que decorreu no dia 13 de novembro.

Subordinada ao tema Plataforma Fotônica Integrada e suas Aplicações em Estudos de Processos Biológicos, a palestra de André Thomaz começou por acentuar a concordância da comunidade científica em relação às grandes hipóteses de que a próxima revolução tecnológica virá do controle dos processos biológicos.

Nesse sentido, o palestrante convidado referiu que são esperadas grandes mudanças nesse cenário, desde a forma como são produzidos alimentos, até aos meios utilizados no combate às doenças. Para o grupo de André Thomaz, está claro que, para se obter esses resultados,ANDRE300 é necessário entender a biologia na sua unidade mais básica: a célula. A partir do entendimento e domínio das reações químicas que acontecem dentro da célula é que se conseguirá atingir essas previsões e revolucionar a maneira como a humanidade vive hoje.

Com esse pensamento em mente o objetivo do referido está focado no desenvolvimento de uma plataforma fotônica integrada para estudos de processos celulares, sendo que as técnicas presentes são: fluorescência excitada por 1 ou 2 fótons, geração de segundo ou terceiro harmônico, pinças ópticas, imagem por tempo de vida da fluorescência e fluorescence correlation spectroscopy (FCS).

Neste seminário, o Dr. André Thomaz apresentou a forma como essa plataforma foi desenvolvida, tendo mostrado sua versatilidade através de resultados em várias áreas da biologia.

André A. de Thomaz possui Bacharelado (2004), Licenciatura (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em Física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e desde 2003 trabalha com o desenvolvimento de uma plataforma fotônica integrada para estudo de processos celulares. Possui experiência na área de biofotônica, incluindo as técnicas de pinças ópticas, microscopia confocal multifóton, microscopia SHG/THG, microscopia FLIM, microscopia FRET e utilização de quantum dots como marcadores fluorescentes. Atualmente, realiza um pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica Aplicada à Biologia Celular (INFABIC).