17 de julho de 2014

Phase Controlled Holography: Properties and Applications

Decorreu no dia 17 de julho, pelas 12h50, no Anfiteatro “Prof. Horácio C. Panepucci” (IFSC-USP) mais um seminário promovido pelo Grupo de Óptica do IFSC, desta vez com a participação do Prof. Dr. Agnaldo A. Freschi, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que discorreu sobre o tema Phase Controlled Holography: Properties and Applications.

A sobreposiçãoAGNALDO1-300 espacial de ondas de luz coerentes produz uma distribuição espacialmente modulada da intensidade da luz e a alteração com um material fotossensível leva a criação de um holograma. A diferença de fase entre o padrão de interferência da luz e o holograma a ser gravado, está ligada ao mecanismo de gravação do material e dos parâmetros experimentais.

Em seu seminário, Agnaldo abordou esta mudança de fase, que pode ser controlada em tempo real durante uma gravação, através da implementação de um ciclo de feedback optoeletrônico adequado entre a entrada e saída óptica. O controle de fase holográfico é capaz não só de compensar a configuração óptica contra algum ruído de fase interferométrica, mas também de moldar as características do holograma gravado.

Nessa conversa, dedicada a dar uma visão geral do papel e da importância dos sistemas de controle de fase no campo da interferometria holográfica, o docente recordou as noções básicas de gravações holográficas e sistemas de feedbacks negativo, tendo seguidamente ilustrado o funcionamento destes sistemas em três aplicações, usando diferentes classes de materiais fotossensíveis.

Agnaldo A. Freschi, que é docente da Universidade Federal do ABC desde 2010, obteve seu doutorado em Física – Óptica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e seu pós-doutorado em Metrologia Óptica, no Departamento de Engenharia Mecânica, também da UNICAMP. Antes de ingressar na UFABC, o docente conduziu algumas pesquisas em Óptica Aplicada, na Osnabrück University e na University of Bonn, ambas sediadas na Alemanha.

15 de julho de 2014

Phase Controlled Holography: Properties and Applications