Notícias

9 de outubro de 2012

Pesquisadores de todo o mundo se reúnem para discutir novos materiais

Entre os dias 23 e 27 de setembro, a cidade de Florianópolis (SC) conseguiu reunir cerca de 1.700 pesquisadores, vindos de 27 diferentes países do globo. O número expressivo deveu-se ao 11º Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), no qual físicos, engenheiros, biólogos, farmacêuticos, entre outros, juntaram-se para ouvir e falar sobre pesquisas diversas, focadas no aprimoramento e desenvolvimento de novos materiais, um dos grandes temas da ciência contemporânea.

“Toda tecnologia que temos, hoje, ligada a telecomunicações ou informática, depende de estudos ligados ao desenvolvimento de materiais. Outra área que se beneficia da pesquisa de materiais é a medicina, especialmente para produção de novos medicamentos”, explica o docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e um dos palestrantes do evento, Osvaldo Novais de Oliveira Jr., justificando a importância do encontro.

SBPMat-2Entre plenárias, mini cursos, sessões orais, simpósios, palestras e sessões de pôsteres, ocorrendo no evento paralelamente, os participantes tiveram chance de saber mais sobre eletrocerâmicas, nanotecnologia, eletrônica orgânica e spintrônica, semicondutores, polímeros nanoestruturados etc.

Por terem estudos relacionados à maioria das temáticas discutidas no encontro, alguns docentes do IFSC proferiram palestras. Foram eles: Osvaldo Novais de Oliveira Jr., Roberto Mendonça Faria (presidente da SBPMat) e Valtencir Zucolotto. Além disso, o encontro foi aberto pelo docente e um dos fundadores do IFSC, Sérgio Mascarenhas, que recebeu o Prêmio “Costa Ribeiro” (criado recentemente pela SBPMat).

Outros assuntos também estiveram em pauta, especialmente aqueles relacionados à transferência de tecnologia e inovação. O docente, Roberto Mendonça Faria, participou de uma mesa-redonda, na qual o debate focou tal temática, tendo como gancho um documento redigido em 2011 por ele próprio, com a colaboração de outros pesquisadores, que resultou no livro Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil competitivo, e que discute, exatamente, a transferência tecnológica brasileira das Universidades para as empresas.

SBPMatOutra ênfase foi dada às pesquisas de novos materiais ligadas à nanotecnologia. “A Nanotecnologia tem sido uma grande aliada no design e desenvolvimento de novos materiais, nos quais propriedades melhoradas ou totalmente novas, e para aplicações específicas, podem ser obtidas a partir do processamento da matéria na nanoescala”, explica Zucolotto. “Esses novos materiais encontram aplicações em praticamente todos os setores, desde computação até Medicina”.

O público-alvo do evento, embora tenha sido majoritariamente formado por pesquisadores, congregou alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, além de professores universitários e de institutos de pesquisa. “Mais da metade dos participantes era formada por alunos, algo muito importante, pois evidencia as perspectivas do crescimento das pesquisas nessa área em nosso país”, afirma Osvaldo.

O docente destaca o simpósio ministrado pelo estadunidense, Michael Steven Strano, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), intitulado Advances in Understanding the Chemistry of Graphene and Carbon Nanotubes: Fundamentals and Applications, no qual Michael fez conexões dos estudos de grafeno aos da biologia.

A grande importância do evento mora nas parcerias firmadas entre instituições e pesquisadores. Osvaldo destaca o grande número de participantes estrangeiros, que ele acredita que tenha sido 10% do número total de inscritos. “Tal fato mostra que o Brasil tem, realmente, ganhado evidência lá fora, no que diz respeito à pesquisa científica e tecnológica”, diz.

O próximo encontro da SBPMat já tem data e local: ocorrerá entre 29 de setembro e 3 de outubro de 2013, em Campos do Jordão (SP). E, ao que tudo indica, repetirá o sucesso do último encontro que, ao comemorar 11 anos, prova que a discussão sobre pesquisas em materiais no Brasil já está consolidada, bem como a boa reputação do país no que diz respeito às pesquisas nessa área.

Imagens cedidas pela SBPMat

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..