18 de julho de 2019

Pesquisadores do IFSC/USP são homenageados em Boston (EUA)

Em seu encontro bianual realizado recentemente, em Boston (EUA), a International Photodynamic Association – IPA,  outorgou aos Profs. Cristina Kurachi e Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC/USP), e Maurício Baptista (IQ/USP), o prêmio  Humanitarian Award (Prêmio Humanitário), reconhecendo a contribuição extraordinária e os esforços pessoais dos premiados para beneficiar a humanidade, particularmente as pessoas mais desfavorecidas, aquelas que se debatem com a falta de recursos econômicos e acesso a padrões adequados de assistência médica.

Além do troféu entregue aos cientistas, o certificado outorgado destaca um agradecimento pelos esforços da equipe brasileira que “em sua busca pelo avanço das aplicações científicas e clínicas na área da Terapia Fotodinâmica, contribuíram positivamente para a sociedade em geral, por seu impacto em uma ampla população no Brasil e em outras nações”.

Este prêmio não só vem enaltecer o trabalho desenvolvido pela Universidade de São Paulo, como um todo, na formação de quadros superiores de excelência e no avanço da ciência nacional, como também valoriza e engrandece todo o trabalho do CEPOF/IFSC-USP ao longo dos anos, principalmente o que tem sido efetivado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, disponibilizando, com responsabilidade social e dentre outros procedimentos e tecnologias, o tratamento de câncer de pele, gratuito. Além de São Carlos, a equipe de pesquisadores do IFSC/USP atua em colaboração e parceria com o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (SP) – unidade de referência nacional em câncer – e com mais de quarenta centros importantes distribuídos em todo País, tendo expandido seu trabalho em mais de dez países.

Segundo os pesquisadores homenageados, seu trabalho ocorre em tempo integral no sentido de desenvolver ciência e promover o avanço econômico e social do País, contando, para isso, com apoio de agências de financiamento, como FAPESP, CNPq e FINEP, bem como do BNDES e de empresas da cidade dedicadas à comercialização das tecnologias desenvolvidas pelos cientistas. Assim, entende-se a forma como a ciência com relevância social tem sido feita em São Carlos e tem sido usada como referência em diversas partes do mundo.

(Com informações de Kleber Jorge Savio Chicrala – CEPOF /IFSC – USP)

Assessoria de Comunicação IFSC/USP