17 de junho de 2014

Possível identificação dos Majoranas em medidas de correntes elétricas

Abordagens experimentais desenvolvidas e efetivadas por uma equipe de pesquisadores do IFSC-USP levou ao estudo de um sistema fisico e propor possíveis assinaturas experimentais para a possivel identificaçao dos denominados majoranas, em medidas de correntes elétricas, considerada uma das partículas de mais difícil detecção por parte da comunidade de físicos teóricos – os designados férmions de Majorana; embora a Revista Science tenha publicado, em 2012, uma série de resultados mostrando sua existência, uma série de questionamentos foi levantada por parte da comunidade científica.

Agora, com as estratégias publicadas neste ano pela Physical Review-B, assinadas pelo Prof. Dr. José Carlos Egues (IFSC-USP) e sua equipe, formada por Edson Vernek, físico da Universidade Federal de Uberlândia atualmente em estágio de pós-doutorado com Egues, Poliana Penteado, da USP em São Carlos, e Antonio Carlos Seridonio, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira, existe por fim uma proposta detalhada com três formas diferentes de executar esse sistema, nas quais se pode verificar a presença do chamado “modo de Majorana”.

Este trabalho foi recentemente publicado na revista Pesquisa FAPESP, em matéria assinada por Reinaldo José Lopes.

Para conferir o citado trabalho, clique AQUI.