8 de maio de 2013

Pesquisadores do IFSC tomam posse como novos membros

Logo_ABCOs Profs. Drs. Roberto Mendonça Faria e Richard Charles Garratt – docentes e pesquisadores do IFSC – tomaram posse no passado dia 07 de maio, juntamente com outros trinta e quatro cientistas de excelência, como membros da ABC – Academia Brasileira de Ciências, em cerimônia que decorreu no Rio de Janeiro.

Roberto Mendonca Faria possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1976), e é professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, desde 1999. Foi Diretor do IFSC no período de 2002 a 2006, publicou cerca de 170 artigos em revistas especializadas e indexadas, os quais receberam mais de 1.700 citações, perfazendo um fator h = 22.

ROBERTO_FARIA150Orientou vinte e três teses de doutoramento e dezanove de mestrado, coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica, que conta com mais de trinta grupos de pesquisa em diversas áreas da física, da química e das engenharias.

Faria é coordenador do polo de São Carlos do Instituto de Estudos Avançados da USP, é presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e membro da Academia de Ciência do Estado de São Paulo.

É árbitro das seguintes revistas: Applied Physics Letters, Brazilian Journal of Physics, Journal of Non-Crystalline Solids, IEEE Transactions on Dielectrics and Electrical Insulation, Physical Review B , Journal of Applied Physics, Journal of Physics. D, Applied Physics Letters, e Materials Science & Engineering. Pertence ao Advisory Editorial Board da Revista Materials Science, com sede na Polônia.

Suas pesquisas enquadram-se na Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos temas relacionados a eletrônica orgânica, polímeros condutores, e propriedades elétricas e óticas de filmes finos orgânicos.

Richard Charles Garratt possui graduação em Ciências Médicas Básicas e BioquímicaGARRATT150 – University of London (1983), mestrado em Cristalografia – University of London (1984) e doutorado em Cristalografia – University of London (1989).

Atualmente, é professor titular da Universidade de São Paulo, tem experiência na área de Biologia Estrutural usando técnicas de cristalografia de proteínas e modelagem molecular.

Suas áreas de atuação incluem septinas, superóxido dismutases, a via de salvação de purinas em parasitas, receptores nucleares, planejamento de fármacos e vacinas baseado em estrutura proteica, engenharia de proteínas e o desenvolvimento de ferramentas didáticas para o ensino de biologia estrutural.

A comunidade do IFSC parabeniza seus pesquisadores.

Assessoria de Comunicação