Notícias

14 de agosto de 2014

Pesquisadores do IFSC no OpenFactory IUCr-UNESCO

Os pesquisadores e alunos de pós-doutorado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), Richard Fernando D’Vries Arturo (Colômbia) e Marcelo Barbosa de Andrade (Brasil), foram selecionados, juntamente com outros 19 candidatos oriundos de todo o mundo, para participarem do OpenFactory IUCr-UNESCO, um importante evento da União Internacional de Cristalografia (IUCr), que ocorrerá entre os dias 10 e 19 de setembro, nas cidades de Grenoble (França) e Darmstadt (Alemanha). Esse encontro integrará as atividades voltadas à comemoração do ANO INTERNACIONAL DA CRISTALOGRAFIA, um evento que decorre durante todo este ano.

O OpenIUCr2014Factory, organizado pela IUCr, junto com a STOE, DECTRIS e Xenocs, congregará cientistas, entre alunos de doutorado e docentes, dando a oportunidade para que esses especialistas possam participar de treinamentos e compartilhar seus conhecimentos com a comunidade de cristalógrafos, abordando algumas técnicas teóricas e práticas.

Na cidade de Grenoble, os participantes passarão um período de tempo no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), onde serão treinados com a técnica de espalhamento de Raios-X em pequenos ângulos e terão a oportunidade de interagir com os cientistas da instituição. Já na cidade de Darmstadt, os selecionados farão um treinamento com cristais e pó de XRD, na sede da STOE.

Por fim, nos dois últimos dias, os representantes do IFSC-USP participarão da reunião anual promovida pela STOE, um encontro que servirá, principalmente, para a troca de ideias entre os participantes e para apresentações, com a finalidade de dar a conhecer os resultados das recentes pesquisas.

O principal destaque do seminário que será ministrado pelo pesquisador Marcelo Barbosa, incidirá sobre o recém-formado Centro de Caracterização de Espécies Minerais (CCEM), sediado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), fruto de uma parceria estabelecida entre o Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, o Grupo de Cristalografia do Instituto de Física de São Carlos, o Grupo de Espectroscopia RAMAN do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Departamento de Geociências da University of Arizona (EUA).

Para saber mais sobre o Centro de Caracterização de Espécies Minerais, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus