1 de novembro de 2012

Pesquisadores do IFSC conquistam prêmios relevantes

Os Profs. Adriano Andricopulo e Rafael Victório Guido, pesquisadores pertencentes ao Grupo de Cristalografia do IFSC, foram distinguidos com dois relevantes prêmios atribuídos pela Divisão de Química Medicinal da SBQ – Sociedade Brasileira de Química, no decurso da sexta edição do BrazMedChem – Simpósio Brasileiro de Química Medicinal (com espectro internacional), que decorreu na cidade de Canela (RS),

A Rafael Guido foi entregue o “Prêmio Jovem Talento”, enquanto que a Adriano Andricopulo foi entregue o “Prêmio Pesquisador de Vanguarda”.DOCENTES_IFSC_-_BRAZMEDCHEM_2012

A atribuição destes prêmios aos dois pesquisadores do IFSC, que desenvolvem seus estudos nas áreas de Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, premeia todo o trabalho que os mesmos têm feito ao longo do tempo.

Para Rafael Guido, certamente que este prêmio é um reconhecimento ao trabalho que o mesmo tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, na sua área de pesquisa – Química Medicinal e Planejamento de Fármacos -, com destaque para as doenças infecciosas, como a Malária, Doença de Chagas, Esquistossomose, Tuberculose.

Por outro lado, o “Prêmio Pesquisador de Vanguarda”, atribuído a Adriano Andricopulo, é mais um importante reconhecimento público e institucional que se junta à extensa lista de premiações e distinções relativas aos seus estudos e pesquisas relacionados, igualmente, com Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, com ênfase em Cinética Enzimática e Mecanismo de Reações, Estudos de SAR, Modelagem Molecular e Métodos de QSAR, Triagem Virtual e Ensaios Bioquímicos, Modelagem In Silico de Propriedades Farmacocinéticas e Padronização e Validação de Ensaios Biológicos, igualmente tendo como foco o desenvolvimento de novos fármacos para combater as denominadas doenças negligenciadas.