8 de março de 2012

Pesquisadoras francesas visitam o IFSC para firmar parceria

Na última terça-feira (6), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do Grupo de Óptica (GO), recebeu as pesquisadoras francesas, Elizabeth Jacomino e Michele Leduc, diretoras do Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS).

O Centre (equivalente ao CNPq brasileiro), que há algum tempo tem elaborado projetos de ciências, envolvendo diversos laboratórios do mundo, irá iniciar projetos relacionados à matéria quântica, envolvendo computação quântica, spintrônica e fluidos quânticos.

Dessa forma, o GO foi um dos escolhidos (entre outros grupos de pesquisa espalhados pelo mundo) a participar do projeto, que está prestes a ser aprovado.

FranceAproveitando a visita, as pesquisadoras quiseram conhecer outros projetos do GO. “Elas ficaram encantadas com a qualidade e diversidade de nossas ações, em especial com nosso programa de difusão, através do canal de TV, e com o programa de Inovação Tecnológica, a ponto de procurarem montar tais iniciativas na França”, conta o docente do GO, Vanderlei Salvador Bagnato.

Também chamou a atenção das pesquisadoras a capacidade do Grupo de combinar diferentes áreas do conhecimento, em prol da solução de problemas relevantes, como aqueles relacionados a tumores e controle microbiológico.