3 de junho de 2015

Pesquisadora do IFSC/USP recebe Prêmio Vale-Capes

Decorreu no dia 11 de maio, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em Brasília (DF), a cerimônia de entrega do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade – Edição 2014, onde a tese de doutorado subordinada ao tema Investigação espectroscópica e estudo dos processos de conversão de energia em vidros e nano-cristais co-dopados com íons Tb³+ e Yb³+, da pós-doutoranda do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Dra. Idelma Aparecida Alves Terra, foi premiada na categoria Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia, trabalho referente ao seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP).

O Prêmio, que nesta edição recebeu 127 inscrições oriundas de vários estados do Brasil – 37 teses de doutorado e 90 de dissertações de mestrado -, é realizado pela Capes e Vale S. A., tendo como objetivo identificar, divulgar e premiar trabalhos que apresentem ideias inovadoras com grande potencial para transformação em produto ou processo. A iniciativa também tem como meta reconhecer a atividade científica e tecnológica em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e, inclusive, à tecnologia socioambiental.

Para participarem da premiação, Idelma1-300os candidatos submeteram seus trabalhos em uma das quatro categorias, sendo elas Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia; Aproveitamento e reaproveitamento de resíduos ou rejeitos; Redução de gases do efeito estufa (GEE); e Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza. A escolha dos melhores trabalhos foi feita por membros da comunidade acadêmica, que analisaram a originalidade, inovação e relevância dos projetos para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.

IDELMA-PREMIOVALECAPES-2015-500

A mesa de honra da citada cerimônia foi formada pelo presidente substituto e presidente da Comissão de Prêmios da Capes, Lívio Amaral, que representou o atual presidente da Capes, Carlos Afonso Nobre; pelo diretor do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Luiz Eugênio de Mello; pelo gerente de Parcerias e Recursos da Diretoria de Inovação da Vale S. A. e ex-presidente da Capes, Sandoval Carneiro Junior; e pelo membro do Conselho Superior da Capes, Arlindo Philippi Jr.

A tese premiada

A tese da Dra. Idelma Terra, cujo prêmio trata-se de uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional ou internacional durante três anos, além de R$ 15 mil, descreve uma metodologia que aumenta a eficiência de geração de energia elétrica, através de células solares e íons, um estudo que teve como orientador o Prof. Dr. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, tendo sido co-orientado pela Profa. Dra. Maria Cristina Terrile, ambos do IFSC/USP. Confira a reportagem sobre a pesquisa da Dra. Idelma Terra, acessando AQUI.