Notícias

30 de abril de 2014

Pesquisadora argentina ministra palestra sobre Glioblastoma

Através do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), ocorreu no dia 30 de abril, pelas 12h50, no Anfiteatro Azul do IFSC, a palestra Efeitos da inibição do NF-kB na quimio/radiorresistência, invasão e proliferação tumoral de Gliblatomas, ministrada pela docente María Sol Brassesco Annichini, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP).

O Glioblastoma (GBM) é um dos tumores mais agressivos do sistema nervoso central e entre as diversas neoplasias possui um dos piores prognósticos, sendo que mesmo com as novas estratégias de tratamento, a sobrevida de pacientes portadores desta doença continua sendo muito baixa.

Consequentemente, a procura de novos alvos terapêuticos é crucial. Um dos fatores que contribui para a agressividade deste tumor é a ativação constitutiva do fator de transcrição NF-kB, uma característica comum a outros tipos de tumores. Esse fator pleiotrópico – onde ocorrem múltiplos efeitos de um único gene – desempenha papéis importantes na origem Maria_Sol-300do tumor, como regular o aumento da expressão de genes anti-apoptóticos, fatores de sobrevida, adesão e invasão, além de mediar mecanismos de rádio e quimiorresistência.

Assim, a especialista apresentou, neste seminário, os dados sobre os efeitos da inibição do NF-kB pelo DHMEQ (dehidroximetilepoxiquinomicina), sozinho ou em combinação com os tratamentos atualmente utilizados, em linhagens celulares de GBM e em modelos in vivo. Além destes resultados, as diferentes metodologias utilizadas nos testes funcionais também foram abordadas.

María Sol Brasseco Annichini é bacharel em Genética pela Faculdade de Ciências Exatas, Químicas e Naturais da Universidade Nacional de Misiones, Argentina, e obteve seu mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pelo curso de pós-graduação do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atualmente, ocupa o cargo de professora doutora na área de genética do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

Annichini possui experiência na área de Mutagênege e Oncologia, com ênfase no estudo de aberrações cromossômicas em tumores sólidos e leucemias da infância através de diferentes técnicas de citogenética molecular. Recentemente, seu interesse se voltou para o estudo dos efeitos in vitro e in vivo de diversas drogas antitumorais inovadoras, focando nas respostas celulares ao nível do controle do ciclo celular, mecanismos de morte, alterações na expressão gênica, clastogenicidade, bem como na avaliação de outros parâmetros celulares como viabilidade, capacidade clonogênica e invasiva das células tumorais.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..