25 de novembro de 2011

Pesquisador fala sobre aplicações de sua pesquisa à construção civil

“A Ciência no Brasil tem obrigação de ser útil”, disse o Prof. Dr. Milton Ferreira de Souza, professor Emérito da USP e atualmente professor Visitante do IFSC/USP ao iniciar sua fala na mais recente edição do Colóquio IFSC.  O professor Milton é um dos grandes fundadores do Instituto de Física de São Carlos e teve grande influência no processo de consolidação através de papéis administrativos e de alta produção científica, tendo já orientado mais de trinta teses de pós-graduação e sendo ainda hoje consideravelmente ativo e produzindo inovações de grande relevância para o país. A seu ver, o Brasil, enquanto um país ainda pobre e em desenvolvimento, deve ser modificado através da ciência.

gessoProva concreta desta produção voltada às necessidades sociais foi o tema exposto nesta palestra, relacionado às propriedades adesivas da água. “A água é um adesivo poderoso, mesmo desconsiderando a tensão na interface água-substrato”, comentou o pesquisador, que listou alguns materiais em que esta propriedade da água pode ser mais facilmente observada, que são os materiais de natureza hidrofílica: celulose, gesso, nylon, cimentos e, muito possivelmente, materiais biológicos. A aplicação na área biológica é uma continuação de sua pesquisa, já bastante avançada, testada e aplicada com sucesso com os outros tipos de materiais.

miltonfO pesquisador expôs concretamente o exemplo do sulfato de cálcio, o gesso. Muito fácil de se obter e utilizado em grande escala na agropecuária, é um material considerado frágil e de eficiência relativamente baixa para os fins em que é aplicado. Pensando nessa deficiência, Milton conseguiu, junto a seu grupo de pesquisa, atingir altos níveis de resistência para este material. O gesso comum como conhecemos transformou-se em um material praticamente inquebrável e não-poroso. Moldado em forma de blocos, o material está sendo considerado extremamente viável para aplicação na construção civil, proporcionando uma montagem rápida, ótima resistência e durabilidade, além de uma prática pintura. Em São Carlos, Milton já conseguiu erguer um Auditório com essa inovação, e convidou a visitá-lo qualquer um que se interesse pelo assunto.

A discussão da palestra foi, então, de que maneira pode-se modificar um material tão simples e transformá-lo em algo tão resistente? A resposta está, basicamente, nas partículas de água contidas em sua fórmula, que podem ser adesivadas entre si. Milton então explicou, passo a passo, como a pesquisa foi idealizada e finalizada em seu laboratório, demonstrando as potencialidades da água e expondo os benefícios sociais de seu projeto.

Os Colóquios do IFSC são realizados todas as sextas-feiras, às 10h30, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas. Nas próximas semanas, porém, em virtude do feriado de 7 de setembro e do TUSCA, não haverá palestra. A próxima edição será realizada no dia 23 de setembro, com a presença do pesquisador Adriano Alencar, do Instituto de Física da USP.