19 de setembro de 2016

Pesquisador do IFSC/USP participa de workshop

A SINDUSFARMA – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo realizou no dia 12 de setembro, em suas instalações, o workshop intitulado Tecnologias Potenciais para Utilização em Controle de Qualidade de Medicamentos.

Destinado a profissionais das áreas de garantia de qualidade, assuntos regulatórios e controle de qualidade, bem como a todos os agentes que se encontram envolvidos no controle de qualidade de insumos e medicamentos das indústrias farmacêuticas, o evento contou com a participação do coordenador de Pós-Graduação em Física, da Universidade Federal do Ceará, Alejandro Ayala, do pesquisador do IQ-USP, Jivaldo do Rosario Matos, da diretora da Associação de Usuários de RMN (AUREMN), Rosane Aguiar e, ainda do Prof. Javier Ellena (IFSC/USP), que dissertou sobre “DRX na indústria farmacêutica: ferramenta versátil na solução de problemas”.

No seu vasto currículo, vale destacar que o Prof. Javier Ellena é Membro da Comissão de Química Estrutural da União Internacional de Cristalografia (IUCr), coordenador da área de concentração de Química Estrutural da Sociedade Brasileira de Química e membro do Comitê de Difração de Raios X do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS).

Entre as suas diversas linhas de pesquisa destacam-se o desenho e caracterização de complexos de coordenação 3D Metalo-organicos (Metalorganic Frameworks, MFO) e o estudo e caracterização de minerais Naturais, possuindo também uma ampla experiência em temas muito variados, tais como o estudo de complexos de ligantes quelantes com metais pesados, propriedades catalíticas e biológicas de complexos de coordenação contendo, por exemplo, Ru, Cu, V, Ni, etc.

Este workshop procurou abordar tecnologias analíticas pouco usadas na rotina da indústria farmacêutica e que possuem um potencial de uso para identificar polimorfismo, além de auxiliar nos estudos de pré-formulação. Segundo Javier, o evento mostrou ainda a diversidade e a influência da fórmula sólida sobre os insumos farmacêuticos, além de relatar as diferentes técnicas de raio-x e infravermelho que podem ser utilizadas para caracterizar os processos industriais e permitir maior controle de qualidade.

Clique AQUI para assistir a uma breve intervenção do Prof. Ellena sobre o evento.