10 de março de 2020

Pesquisador do IFSC/USP participa de “Sessão Astronomia” (14/03)

A Sessão Astronomia, promovida pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP), é um programa de palestras do Observatório Dietrich Schiel, criado em 1992. São palestras proferidas pelos membros da equipe do Observatório e convidados.

O programa tem como objetivo aprimorar os talentos dos estudantes de graduação na divulgação científica. Pesquisando, preparando e apresentando palestras sobre os mais diversos temas de Astronomia e Astronáutica, os estudantes levam informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída. As palestras são supervisionadas por um profissional da área e apresentadas para os membros da equipe do Observatório antes da apresentação pública.

As palestras acontecem sempre aos sábados, a partir das 21h00 no anfiteatro do Observatório, que fica na Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Evento gratuito e sem inscrição prévia. Capacidade do auditório: 45 lugares.

A próxima Sessão Astronomia será dia 14 de março, às 21h00 e terá como tema “Minerais em Marte”.

O palestrante convidado será o Dr. Marcelo B. Andrade, pesquisador em caracterização de minerais e materiais avançados no Instituto de Física de São Carlos/USP, além de Research Associate do College of Science da University of Arizona.

Ele falará sobre as primeiras detecções de minerais que foram realizadas com o auxílio de satélites, sobre a identificação dos minerais realizadas com instrumentos instalados em jipes-robôs e sua correlação com a presença de água e material orgânico na superfície de Marte, finalizando com comentários sobre próxima missão ao planeta vermelho.

(Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)