5 de outubro de 2011

Pesquisador do IFSC recebe menção honrosa em Prêmio de melhores teses da USP

A Universidade de São Paulo comemora, nesta semana, o número de 100 mil títulos de pós-graduação, com atividades abertas à comunidade em todos os seus campi. No campus de São Carlos, a programação terá início com uma exposição de Ciência e Tecnologia, no saguão da biblioteca do ICMC, a ser inaugurada pelo Pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Vahan Agopyan, às 14h do dia 6, quinta-feira.

Ainda no âmbito destas comemorações, em São Paulo, mais especificamente no Memorial da América Latina, será realizada a entrega do Prêmio Tese Destaque USP 2011, que premia as melhores teses do ano em cada uma das nove áreas do conhecimento reconhecidas pela pós-graduação brasileira (Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar). Dentro de cada uma destas áreas, a USP premia o autor e o orientador da melhor tese e entrega até duas menções honrosas.

Na área de Ensino Multidisciplinar, um aluno do próprio IFSC será consagrado com uma menção honrosa, que também é premiada. Orientado pelo Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr, docente do Grupo de Polímeros, o aluno Felippe José Pavinatto, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ciência e Engenharia dos Materiais, desenvolveu uma pesquisa que gerou a tese intitulada “Interação entre quitosana e modelos de membrana celular: filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett (LB)”.

No dia 9 de outubro, domingo, o pesquisador verá seus esforços recompensados em uma cerimônia de premiação em que receberá, ao lado de seus colegas e professores, seu prêmio em dinheiro e seu certificado.

Os trabalhos do Prêmio Tese Destaque são julgados por uma comissão científica que avalia a relevância científica, o rigor metodológico e o impacto na área e na sociedade, critérios que situaram Felippe muito bem em meio a tantas inscrições.

Para acessar a lista de teses que serão premiadas no dia 9 de outubro, ou o regulamento do Prêmio, acesse http://www.prpg.usp.br/100mil/?cat=3.

A programação da premiação também está acessível em http://www.prpg.usp.br/100mil/?p=427.