14 de junho de 2012

Pesquisador do IFSC profere palestra em fórum temático

O Prof. Roberto Mendonça Faria, pesquisador do IFSC e atual presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), proferirá uma palestra no “Forum on Science, Technology & Innovation for Sustainable Development”, evento que decorre entre os dias 11 e 15 de junho, no âmbito do Rio + 20, sendo que a apresentação do pesquisador, no dia 14 de junho, às 12h30, se fará a convite da “International Union of Materials Research Societies” e do “International Council for Science”.

ROBERTO_FARIA

Nesse fórum contribuirão outros cientistas de renome, como o Prof. John Baglin, dos EUA, cuja palestra será “Science and Technology R&D Roadmap to address Sustainable Development – A Proposal”, e o Prof. Jacques Amouroux, da França, com a palestra intitulada “CO2: A raw material for an industrial revolution. Energy storage and chemical products”.

Recordamos que o evento Rio + 20 é o nome fantasia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que está sendo realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo claro de se renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Rio + 20 tem dois temas principais, a saber: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

Nesse contexto, a contribuição da pesquisa em energia e em novos materiais é de suma importância, visto que hoje a maior parte da emissão de gás carbono na atmosfera provém da queima de combustíveis fósseis na produção de energia.

O CO2 é um dos gases que mais contribui para o efeito estufa e, portanto, para o aquecimento global. O gráfico da medida da concentração de CO2 feita pelo Observatório Astronômico de Mauna loa, no Havaí, mostra o crescimento crescente de CO2 na atmosfera. De 1870 – período que antecede a revolução industrial – até hoje, a emissão de gases por queima de combustíveis fosséis cresceu de zero a mais de 30 gigatoneladas por ano.

graficoPor esse motivo, a palestra do Prof. Faria, sobre energia solar (fotovoltaica), desperta um grande interesse, visto que essa tecnologia de geração de energia por conversão da luz solar pode reverter a curva de concentração de CO2 na atmosfera, o que é de suma importância para conter o aquecimento global.