12 de julho de 2013

Pesquisador do IFSC apresenta palestra em Roma

O docente e pesquisador do IFSC, Prof. Vanderlei Bagnato, esteve em Roma – Itália, onde participou, a convite, das comemorações do 90º aniversário do CNR – Consiglio Nazionale dele Ricerche, que é o órgão de financiamento à pesquisa italiana e cuja estrutura é similar à do CNPq.cnr

Tendo decorrido nos dias 09 e 10 de julho, este evento, aberto à sociedade italiana, apresentou uma programação essencialmente focada em palestras científicas, como aquela que aconteceu no dia 09, com a participação do Prêmio Nobel da Física de 2012, Prof. Serge Haroche.

Vanderlei Bagnato foi um dos palestrantes na programação do dia 05, ao apresentar o tema intitulado Como a luz e os átomos estão contribuindo para o bem-estar das pessoas. Resumidamente, os tópicos desta palestra do docente do IFSC, com base em seus estudos e trabalhos de pesquisa, abordaram a história do átomo e, a partir daí, o quanto se evoluiu, qual o estágio presente dos estudos e como tudo isso ajudou o desenvolvimento de áreas tão importantes para a Humanidade, como a medicina, biologia, controle ambiental e energia.

Sobre este honroso convite do CNR, o pesquisador do IFSC comentou: BAGNATO“Tenho vários colaboradores na Itália e, talvez pelo fato de ser membro da Academia de Ciências do Vaticano e de ser físico atômico, os organizadores do evento acharam oportuno trazer um estrangeiro para falar um pouco sobre a história do átomo. Esta apresentação foi uma espécie de aula pública, aberta a todos, versando o átomo e aquilo que ele significa para o mundo atual, para o Homem. Muita gente acha que isso é irrelevante, mas o nosso mundo não teria o aspecto que tem se não tivéssemos entendido a natureza atômica. Por outro lado, tenho muitos colaboradores italianos que vêm frequentemente a São Carlos e creio que tudo isso teve influência no convite que gentilmente me foi feito”.

Para Vanderlei Bagnato, é muito interessante a USP estar representada nestas comemorações, até porque há cerca de uma década atrás não se pensava que a Universidade pudesse ter a expressão internacional que atualmente tem: “Eu acho que este é o verdadeiro espírito de internacionalização da USP, ou seja, o reconhecimento internacional de nosso trabalho, nomeadamente através da participação em eventos como este”, conclui o pesquisador: