30 de setembro de 2011

Pesquisador da UFMG palestra no IFSC

Mais uma sexta-feira do tradicional ciclo de palestras do IFSC, os Colóquios, decorreu neste dia 20 de setembro no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas. Recebido por um público de cerca de cem estudantes, além de alguns docentes, o Professor Doutor Ronald Dickman, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), palestrou sobre os resultados de suas áreas de pesquisa: a Física Estatística e a Física Matemática.

O pesquisador intitulou sua fala “Transições de fase para um estado absorvente”, uma pesquisa cujo interesse surgiu a partir de experimentos recentes realizados por seu grupo com cristais líquidos e suspensões coloidais. O objetivo da sua fala era discutir os fenômenos e modelos básicos destas transições de fase e sua relação com a criticalidade auto-organizada, além dos efeitos de desordem que puderam ser observados no objeto da pesquisa.

O interessante é que, segundo os resultados do professor Dickman, dentro destes efeitos de desordem, percebeu-se que a desordem congelada modifica o comportamento das transições, e o pesquisador falou sobre um tipo de desordem que difunde no espaço que, por sua vez, também leva a um novo comportamento.

DSC02182

Na próxima semana, não haverá Colóquio devido às comemorações das 100 mil teses defendidas na USP. Fique atento às notícias sobre a próxima edição deste ciclo de palestras.