5 de julho de 2013

Pesquisa para produção de novos fármacos

Em 2000, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através de seus docentes e colaboradores, recebia uma nova missão: sediar o Centro de Biotecnologia Molecular e Estrutural (CBME), projeto inserido no programa de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiado pela FAPESP* e coordenado pelo docente do IFSC, Glaucius Oliva.

CIBFar-logoCom a missão principal de realizar estudos relacionados ao conhecimento estrutural de macromoléculas alvo de parasitas causadores de doenças negligenciadas, como leishmaniose, doença de Chagas, malária etc., o Centro, durante os 11 anos de sua existência, desenvolveu muitos estudos e incitou novos desafios aos pesquisadores que dele faziam parte.

Com o objetivo de enfrentar novas demandas na área de planejamento de fármacos e dar continuidade a pesquisas do CBME, um novo CEPID foi criado em 2013. Novamente com sede no IFSC e com financiamento da FAPESP, o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) resulta de projetos de pesquisa colaborativos. Também sob a coordenação de Glaucius Oliva (docente do IFSC e atual presidente do CNPq), o novo Centro conta com um time de 19 pesquisadores de diversas instituições do estado de São Paulo, entre as quais USP (campus São Carlos e Ribeirão Preto), UFSCar, Unicamp e Unesp. “Esta nova proposta tem foco mais direcionado ao desenvolvimento e produção de fármacos e envolve áreas como a química medicinal, síntese orgânica, produtos naturais, bioquímica, física etc.”, explica o docente do IFSC e coordenador de transferência de tecnologia do CIBFar, Adriano D. Andricopulo. “Somando-se docentes, pesquisadores, alunos e técnicos que fazem parte do CIBFar, o número de colaboradores desse projeto ultrapassa uma centena”.

O CIBFar, como seu próprio nome sugere, terá como fonte de princípios ativos plantas da biodiversidade brasileira. “Juntamente com compostos de origem sintética, eles possibilitarão o planejamento de candidatos a novos fármacos para uma variedade de alvos moleculares validados para diversas doenças humanas”, destaca Adriano.

Com a colaboração de pesquisadores brasileiros e, inclusive, estrangeiros, o CIBFar conta com importantes parcerias internacionais como, por exemplo, a do Drugs for Neglected Diseases Iniciative (DNDi), grupo de pesquisa independente que trabalha no desenvolvimento de novos tratamentos para a doença de Chagas, leishmaniose, tripanossomíase africana, entre outras. “Uma característica especial do CIBFar é a reunião de pesquisadores seniores que contam com vasta experiência e liderança nas áreas de biodiversidade, síntese orgânica e química medicinal, o que nos coloca em uma posição privilegiada”, diz Adriano.

Embora as doenças tropicais negligenciadas sejam a “menina dos olhos” do projeto, outras doenças serão alvo de estudos do CIBFar, inclusive o câncer. “Temos pesquisas em desenvolvimento relacionadas a uma diversidade de doenças, mas algumas delas, que têm moléculas mais promissoras, serão prioritárias”, explica o docente. “Durante o tempo de duração do projeto, tentaremos identificar as melhores oportunidades dentro das pesquisas que estão sendo feitas e para isso contaremos com o suporte de um comitê científico internacional”.

De acordo com Adriano, já existem muitos estudos em andamento que serão, obviamente, aprimorados no CIBFar. A duração total do programa é de 11 anos, tempo suficiente para que ótimos resultados apareçam, incluindo o desenvolvimento de candidatos a fármacos capazes de combater algumas das doenças foco do projeto. “Mesmo que não estejamos saindo do zero, os resultados de pesquisa são demorados. Mas, logo nos primeiros dois anos, planejamos já estruturar bons projetos que possam agregar o uso de moléculas promissoras, tanto a partir da biodiversidade brasileira como da síntese orgânica”, conclui o docente.

Para mais informações sobre o CIBFar, clique aqui.

*Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo