8 de março de 2013

Panorama da Eletrônica Orgânica: ciência fundamental e aplicações

Decorreu no dia 08 de março, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC), pelas 10h30m, o seminário intitulado “Panorama da eletrônica Orgânica: ciência fundamental e aplicações”, um evento científico que foi apresentado pelo Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria, docente deste Instituto.

Além de ter apresentado o atual panorama da área da Eletrônica Orgânica e dos resultados das mendonca200pesquisas que se encontram em curso no Grupo de Polímeros Bernhard Gross (IFS), o docente discorreu sobre a área de eletrônica que, de fato, vem passando por uma revolução “silenciosa”, marcada pelo aparecimento de novos materiais semicondutores que começam a disputar com o silício um mercado de equipamentos e de dispositivos extraordinariamente variado, movimentando largos trilhões de dólares, por ano, em todo o mundo.

De entre os novos materiais acima referidos, destacam-se os orgânicos (moléculas orgânicas), que abrem um novo ramo da ciência e da tecnologia, denominado de Eletrônica Orgânica (EO). Assim, a EO é dividida entre as chamadas moléculas pequenas e as macromoléculas poliméricas, usando a tecnologia de filmes finos; ou seja, a camada ativa dos dispositivos é uma película orgânica de poucas dezenas de nanômetros de espessura.

Neste seminário, o Prof. Roberto Faria deu também ênfase à pesquisa que hoje se faz em diodos emissores de luz (OLEDS), diodos fotovoltaicos orgânicos (OPVs – Organic Photovoltaics), e transistores por efeito de campo (OFETS – Organic Field-Effect Transistors).

De acordo com o pesquisador, nos últimos anos, novas moléculas eletrônicas têm sido sintetizadas e, atualmente, dezenas dessas mesmas moléculas estão em estudo.

A Eletrônica Orgânica deverá atuar em duas tecnologias distintas: a de grandes áreas e a de miniaturização. A eletrônica de grandes áreas certamente terá sucesso no campo da iluminação de ambientes, tendo como elemento eletrônico fundamental os diodos emissores de luz branca (White OLUDs), e no campo da conversão de energia solar em elétrica, onde o dispositivo básico é o OPV. Quanto ao ramo da miniaturização, este atuará na fabricação de pixels de displays de computadores e de televisores, que apresentam alta resolução de imagem, caminhando para a tecnologia de circuitos integrados, ou seja, para o Chip Orgânico.