29 de janeiro de 2015

Palestra no IFSC discute análise de OGM em alimentos

Na manhã desta última quinta-feira, 29, a Dra. Beatriz250Maria Beatriz López Ruiz, docente da Universidad Complutense de Madrid (Espanha), apresentou uma edição do Seminário Internacional do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC-USP, com a palestra Multiplex electrochemical DNA platform for quantification of genetically modified soybean, que ocorreu na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

De acordo com a legislação da União Européia, qualquer produto alimentício, com mais de 0,9% de organismos geneticamente modificados (OGM), deve ter uma identificação em sua embalagem, já que certa quantidade de OGM pode causar alergia e, também, poluir o meio ambiente.

Nos últimos anos, dispositivos que quantificam o valor de transgênicos nos alimentos têm sido desenvolvidos por pesquisadores do IFSC e de outras universidades. Nessa palestra, a Dra. Maria Beatriz dissertou sobre a técnica Roundup Ready Soybean (RRS), utilizada na rápida quantificação de soja nos alimentos.

A Dra. Maria Beatriz López Ruiz, que tem experiência em química analítica, é chefe de um grupo de pesquisa voltado ao estudo de biossensores eletroquímicos da Faculdade de Farmácia, da Universidad Complutense de Madrid. Ela possui licenciatura em farmácia, pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, e doutorado, também em farmácia, pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente, Maria Beatriz é professora visitante do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC-USP.