30 de março de 2012

Palestra discute Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil competitivo

Em mais uma edição do Colóquio do IFSC, realizado às sextas-feiras no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas, um público de cerca de cem pessoas se reuniu para discutir um tema de extrema relevância para o meio acadêmico: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Competitivo”. O batismo da palestra ministrada pelo Professor Roberto Faria Mendonça, docente do próprio IFSC, é reflexo de um documento publicado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no início deste mês e elaborado por uma equipe da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) coordenada pelo próprio Prof. Faria.

IMG_0176O documento foi altamente elogiado e recomendado pelos ministros Aloizio Mercadante (Ministério da Educação) e Marco Antonio Raupp (Ministério da Ciência, Tecnologia e Educação) e, na manhã desta sexta-feira (30), foi discutida entre docentes, alunos de graduação e pós-graduação, que demonstraram muito interesse no tema e fizeram muitas perguntas, proporcionando um ambiente aberto e dinâmico.

Na palestra, Faria explanou a publicação capítulo a capítulo, em cada uma de suas três partes: Educação e Infraestrutura de C&T, Setores Estratégicos e Proposições, passando por temas como a educação básica, educação superior, parques científicos e tecnológicos do país e áreas de pesquisa que têm sido vistas com bons olhos pela comunidade científica, tais como fármacos e bioenergia.

O pesquisador apontou em gráficos e balanços o fenômeno que chamou de “desindustrialização brasileira”, um enfraquecimento brutal dos setores industriais de alta e média-alta intensidade tecnológica no país, o que põe a balança comercial em superdéficit. “Isso ocorre em relação à balança comercial industrial, mas vale lembrar que a balança comercial geral ainda é sustentada pela agricultura”, completa Faria. Mas, ainda segundo ele, isso tudo ainda não é justificativa de pessimismo, pois o país ainda avança, impulsionado pela globalização, que gera competição e inovação, pela grande demanda de insumos e commodities, e pela abundância de capital mundial em busca de investimento. “Mesmo em meio à crise financeira mundial, ainda temos essa disponibilidade e grande procura”, completa ele.

A próxima edição do Colóquio será realizada no dia 13 de abril, recebendo o Professor Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da USP. Mais informações em http://www.ifsc.usp.br/coloquio/