17 de abril de 2012

Palestra detalhou uso de novo software livre

No último dia 16, às 14h10, servidores da comunidade uspiana estiveram presentes no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) para assistir à palestra “Análise de dados acadêmicos da plataforma Lattes por meio do scriptLattes”, ministrada por Jesus P. Mena Chalco, pesquisador do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP).

A palestra, que teve duração de quase duas horas, discorreu sobre o scriptLattes, software livre desenvolvido por Chalco, resultado de seu projeto de mestrado, iniciado em 2005.

JesusO software tem como objetivo principal a análise de currículos inseridos na plataforma Lattes, fazendo o processamento de compilação de dados acadêmicos, em um primeiro momento para, posteriormente, realizar a análise de dados.

No final da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o pesquisador, através de perguntas, que esclareceram o uso do novo software.

Refira-se que esta feliz iniciativa, denominada “Café e Informação”, em sua primeira edição, esteve sob responsabilidade dos Serviços de Biblioteca e Informação do Instituto.

Para mais detalhes sobre a ferramenta, clique aqui.