25 de abril de 2011

Palestra: Como observar buracos negros super-massivos de baixa luminosidade?

Realiza-se no dia 26 de abril, a partir das 10H30m, na sala F-210 (IFSC-USP), mais uma edição do “Café com Física”, onde o Prof. João Steiner (IAG-USP), dissertará sobre o tema intitulado “Como observar buracos negros super-massivos de baixa luminosidade?”

Com efeito, buracos negros super-massivos parecem estar presentes no centro de todas as galáxias de grande massa. No entanto, a maioria desses objetos não emite luz ou emite pouca luz. Assim, desenvolveu-se um método para detectar e estudar núcleos ativos de galáxias de muito baixa luminosidade, método esse que é baseado em uma técnica estatística chamada PCA (Principal Component analysis).

Esta palestra demonstrará que com observações feitas com os telescópios Gemini, usando espectroscopia de campo integral, é possível encontrar e caracterizar novos objetos de baixa luminosidade. Serão mostrados diversos casos.

Data: 25/04/2011