18 de março de 2011

Palestra aborda medição de grandezas físicas

Em mais uma realização do Colóquio do IFSC, o Auditório Professor Sérgio Mascarenhas ficou novamente lotado de alunos, em sua maior parte dos cursos de graduação. Os estudantes estavam interessados pelo tema de medições de grandezas físicas, tema que é relevante para alunos de vários cursos das Ciências Exatas.

O palestrante convidado foi o pesquisador Alberto Saa, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. Sob o título “A medida de todas as coisas”, a palestra teve o foco voltado para a medição de escalas de comprimento. Mais que isso, a fala do professor Saa teve por fio condutor o desafio de fazer medições precisas de comprimentos aos quais não se tem acesso direito, por serem muito grandes ou muito pequenos.

Saa contou, ainda, que essa palestra foi preparada como uma aula inaugural para alunos dos cursos de Física, justamente por ser um tema que contempla um amplo conjunto de áreas de interesse e pesquisa. “Por ser um tema bastante geral, podemos atrair a atenção de alunos que estejam cursando Física por diferentes motivos”, afirma o pesquisador.

Os Colóquios acontecem em todas as sextas-feiras, às 10h30, no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas. Na próxima semana, no dia 25, o palestrante será o professor Vanderlei Bagnato.

Data: 18 de março