O7 de outubro de 2021 - 16h00 - Canal Youtube do IFUSP

“Os Hádrons: sua história, seus mistérios”

O Instituto de Física da USP (IFUSP) realiza no próximo dia 07 de outubro, às 16h00, o colóquio subordinado ao tema “Os Hádrons: sua história, seus mistérios”, que será apresentado pela docente e pesquisadora do IFSC/USP, Profª Tereza Mendes.
Partículas como o próton, o nêutron, ou os píons, não são elementares, mas sim compostas, formadas por quarks. Tais partículas são chamadas de “hádrons”, do grego ἁδρός (hadrós) – que significa “forte”, “robusto” – porque interagem pela chamada força forte, proposta para explicar como prótons (e nêutrons) podem se unir no núcleo atômico, apesar da repulsão coulombiana. Foi preciso um longo tempo para que fosse desvendada a verdadeira natureza dos hádrons, i.e. o seu caráter de estados ligados de quarks.
O passo inicial para isso foi a identificação de simetrias que permitiram a introdução, há 60 anos, do “eightfold way”, um esquema para classificação de hádrons análogo, de certo modo, à tabela periódica dos elementos. Apenas bem mais tarde ficou comprovado que hádrons são compostos por quarks, e que a força forte resulta da interação deles, por troca de glúons, como descrito pela Cromodinâmica Quântica, ou QCD.
Hoje em dia sabe-se muito sobre a QCD, mas restam várias questões importantes sem respostas definitivas, como a explicação do mecanismo que “aprisiona” os quarks eternamente dentro dos hádrons, e que indiretamente gera (quase toda!) a massa do universo visível.
Neste colóquio, a Profª Tereza Mendes irá contar um pouco dessa história e discutir o estudo de alguns dos mistérios que ainda rodeiam os hádrons e a QCD.
Para participar deste colóquio, acesse bit.ly/canalifusp