11 de outubro de 2012

Os estudos de Michael Berry (1984)

Em 1984, Michael Berry publicou um estudo onde mostra que a evolução cíclica adiabático de um sistema quântico no espaço de parâmetros apresenta, para além da fase dinâmica, uma diferença de fase com origem puramente geométrica.JOURNAL_CLUB11OUT2012

Ainda hoje, o conceito de fase Berry encontra várias aplicações, especialmente em física da matéria condensada, onde estudos recentes também mostram sua relação com isolantes topológicos.

A partir deste prólogo, Diego Paiva Pires, do IFSC, dissertou sobre o citado tema em mais uma edição de Journal Club, evento que decorreu no dia 11 de outubro, e onde através dos princípios da análise de Berry, o palestrante mostrou como determinar uma forma geral para a fase geométrica através da evolução adiabática de um sistema quântico.

Na sequência, Diego Pires lançou a discussão sobre as principais propriedades que caracterizam esta fase, tendo apresentado alguns exemplos simples.