4 de dezembro de 2013

Optomechanical self-organization in cold atomic gases

Decorreu no dia 3 de dezembro, pelas 14 horas, na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos, mais um seminário do Grupo de Óptica do Instituto, desta vez apresentado pelo Prof. Dr. Thorsten Ackemann, do Departamento de Física da University of Strathclyde, Escócia.

IMG_1988Em sua palestra – Optomechanical self-organization in cold atomic gases -, o docente discutiu a formação de estruturas optomecânicas da interação entre dispersores dielétricos lineares e um campo de luz através de forças sem a necessidade de ópticas não-lineares, bem como algumas estruturas hexagonais no campo de luz e um padrão de favo de mel complementar em densidade atômica.

Minutos antes de encerrar sua apresentação, Ackemann também analisou a interação entre estruturas optomecânicas e não-linearidades eletrônicas.

A University of Strathclyde foi inaugurada no ano de 1796, quando o Prof. John Anderson, da University of Glasgow, deixou em seu testamento a sua vontade de “criar um lugar de aprendizagem útil”, uma universidade para todos. Seu desejo foi realizado quando a University of Glasgow criou a University of Strathclyde, que hoje é reconhecida como uma importante instituição na área tecnológica.