22 de agosto de 2014

Optochemically organized filaments of light

Através do Grupo de Biofotônica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), a Profª. Kalai Saravanamuttu, da McMaster University, Canadá, ministrou o seminário Optochemically organized filaments of light: from WaveguIDe Encoded Intersecting (WIDEI) polymer lattices to spontaneous, all-optical transfer of signals, um evento que ocorreu cerca das 9h, do dia 22 de agosto, na sala 59, do Grupo de Óptica do IFSC-USP.

A organização denominada “Optochemical” é uma poderosa via de etapa única, KALAI-300que emprega baixa intensidade de luz incandescente para gerar arquiteturas poliméricas complexas, opticamente funcionais em 3D. Nesta técnica é explorada a instabilidade de largos feixes de luzes em um fotopolimerizador e sua divisão espontânea em grandes populações de determinados filamentos – fios microscópicos de luzes. Com o emprego de múltiplos feixes, espacialmente moduladas, é possível encurralar filamentos em uma coleção rica em diversidade de treliças com quadrados.

No seminário, Kalai destacou dois aplicativos desenvolvidos recentemente através de suas pesquisas sobre a organização optochemical. O primeiro é uma estrutura de guia de onda codificada. De acordo com o docente, tal estudo abre caminhos para uma nova geração de planos: óptica de filmes finos flexíveis que podem capturar, orientar, guiar, transmitir e focalizar a luz. Já a segunda aplicação explora as interações de optochemically, para organizar filamentos que provocam a transferência espontânea de informações entre feixes de luzes e desenvolver uma nova tecnologia para codificar dados ópticos.

Kalai Saravanamuttu integra o corpo docente do Departamento de Química da McMaster University (Canadá), onde trabalha com propriedades fundamentais e aplicações de propagação de luz não-linear em meio fotoquímica.

Localizada em Hamilton, Ontário (Canadá), a McMaster University integra os cursos de Engenharia Química; Engenharia Civil; Computação e Software; Engenharia Elétrica e Computacional; Engenharia Física; Engenharia de Ciência dos Materiais; Engenharia Mecânica; Bioquímica e Ciência Biomédica; Biologia; Química e Biologia Química; Matemáticas e Estatísticas; Física e Astronomia; Psicologia, Neurociência e Comportamento; Artes; História; Inglês e Estudos Culturais; Línguas e Lingüísticas; Filosofia; Antropologia; Economia; Estudos Indígenas; Ciência Política; Estudos Religiosos; Psicologia Social; Sociologia; entre diversos outros.