19 de maio de 2023

Em mais um colóquio promovido e realizado pelo IFSC/USP, ocorrido no dia 19 de maio,  a Profa. Ruidong Xia apresentou o tema intitulado “Optically pumped organic laser material development and devices configuration for dual wavelength laser output”.

A Profª Ruidong, que pertence ao Key Laboratory for Organic Electronics & Information Displays, Jiangsu-Singapore Joint Research Center for Organic/Bio Electronics & Information Displays, Institute of Advanced Materials, Nanjing University of Posts and Telecommunications, dissertou sobre materiais orgânicos a laser, tendo começado sua palestra sublinhando que os materiais orgânicos a laser exibem propriedades ópticas únicas, incluindo alta eficiência quântica de fluorescência, grande seção transversal de radiação estimulada e um grande deslocamento de Stokes entre o espectro de absorção e o espectro de emissão.

Em sua apresentação, a docente enfatizou o fato de o comprimento de onda de emissão do laser orgânico poder ser ajustado do azul ao infravermelho próximo, alterando sua estrutura molecular, sendo que os lasers orgânicos processáveis em solução têm os benefícios de flexibilidade mecânica e processamento de preparação de baixo custo. Contudo, a palestrante teve a oportunidade de sublinhar que o desenvolvimento de lasers orgânicos bombeados eletricamente é ainda um grande desafio no campo da optoeletrônica orgânica.

Tendo começado sua palestra com a apresentação do princípio básico do laser, a Profª Ruidong descreveu o estudo que está sendo executado sobre materiais a laser orgânicos solucionáveis e laser de feedback distribuído, destacando o esforço realizado no desenvolvimento de materiais ativos, abordagem na redução do limite do laser por meio de transferência de energia em polímero binário, designação de ressonadores ópticos e estudo fundamental sobre dispositivos de laser de camada dupla para saída de laser de vários comprimentos de onda.