17 de outubro de 2014

Óptica Inclusiva: Diretrizes a partir de uma Proposta Multissensorial

No último dia 16 de outubro, pelas 11h, o Prof. Dr. Eder Pires de Camargo, do Departamento de Física e Química da UNESP, Ilha Solteira, São Paulo, apresentou a palestra Óptica Inclusiva: Diretrizes a partir de uma Proposta Multissensorial, que ocorreu na sala de seminários do Grupo de Óptica do IFSC-USP, promovida pelo citado grupo.

Considerando as discussões sobre a inclusão das pessoas com Eder1-250deficiência no ensino regular e a necessidade de encontrar processos metodológicos que atendam as diferentes necessidades dos alunos, Eder discutiu a perspectiva da multissensorialidade como alternativa para um ensino inclusivo de conteúdos de óptica. Além disso, o docente abordou as possibilidades organizacionais para a sala de aula, tendo enfatizado os discursos dialógicos entre os participantes, destacando viabilidades e dificuldades para a participação efetiva de alunos com deficiência visual e auditiva.

Ainda em sua palestra, Eder Camargo apresentou materiais desenvolvidos para o atendimento de alunos com e sem deficiências, tendo afirmado a necessidade de entendimento de espaço e materiais que atendam às múltiplas diferenças dos discentes, respeitando momentos em que os tratamentos educacionais devem ser pautados pela igualdade e também pela diferença dos estudantes.

O Prof. Eder Camargo possui graduação em Licenciatura em Física, mestrado em Educação para a Ciência e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Bauru, e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, ele é docente do Departamento de Física e Química da UNESP, de Ilha Solteira, e do Programa de pós-graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, onde também orienta trabalhos relacionados ao ensino de ciências e à inclusão de alunos com deficiências.