28 de agosto de 2013

Onde física e medicina se encontram?

Na próxima sexta-feira, 30 de agosto, o anfiteatro “Prof. Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) sediará o Workshop “Física Aplicada à Medicina”.

Fisica_e_medicinaO evento, com início programado para 9 horas, reunirá diversos pesquisadores e cientistas, incluindo o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva.

Como o próprio nome sugere, o principal objetivo do workshop será trazer discussões e esclarecimentos a respeito de físicos que atuam na área médica e informar aos participantes, especialmente aos egressos do curso de Ciências Físicas e Biomoleculares, sobre as oportunidades com as quais poderão trabalhar no mercado de trabalho- no workshop, uma mesa redonda está marcada para 16h45 com o título “Egressos do curso de Ciências Físicas e Biomoleculares atendem os requisitos para atuar em física médica?”*.

O evento também contará com palestras que serão proferidas pelo físico médico e conselheiro da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), Tadeu Kubo, pelo professor titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), Oswaldo Baffa e pelo docente do IFSC, Alberto Tannús, que falará sobre o Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag).

O evento é gratuito, porém, para uma melhor organização, pede-se que os participantes confirmem sua presença através do e-mail mari@ifsc.usp.br

*no site do programa “Ciência às 19 horas”, a palestra “Onde a física e a medicina se encontram: física médica e neurofísica” traz alguns esclarecimentos sobre a atuação do físico médico no mercado de trabalho. Para acessá-la, clique aqui.

10 de novembro de 2012

Onde a Física e a Medicina se encontram

O Instituto de Física de São Carlos (USP) vai receber, no próximo dia 13 de novembro, uma interessante palestra sobre o que pode fazer um Físico em um hospital ou clínica.

Esta palestra, intitulada Onde a Física e a Medicina se encontram: Física Médica e Neurofísica e trazida pela Profa. Gabriela Castellano, docente do Grupo de Neurofísica do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (UNICAMP), terá lugar no Auditório Sergio Mascarenhas (IFSC-USP), pelas 19 horas, e está inserida em mais uma edição (a última de 2012) do programa intitulado Ciência às 19 Horas, promovido pelo IFSC.

A pesquisadora irá explicar como é que a Física pode auxiliar no entendimento do cérebro humano e suas doenças. Além de responder a diversas questões, como, por exemplo, se um físico médico é físico ou médico, ou como é que a Física pode auxiliar no entendimento do cérebro humano e suas doenças, este encontro irá abordar um pouco da história do entrelaçamento entre as áreas de Física e Medicina, descrevendo a profissão e áreas de atuação de um Físico Médico, profissional cuja demanda está aumentando no mercado de trabalho.

Gabriela Castellano falará ainda sobre a área de pesquisa multidisciplinar conhecida como Neurofísica, em que não só a Física e a Medicina, mas também a Biologia, Psicologia, Computação e Química se encontram para desvendar os mistérios do cérebro humano.

Este evento é aberto e tem entrada franca.