21 de agosto de 2013

Ondas acústicas de superfície como ferramenta de estudo de nanoestruturas

O Prof. Odilion Damasceno Couto Jr., da UNICAMP, foi o convidado de mais uma edição da iniciativa Café com Física, que decorreu no dia 21 de agosto, no IFSC, com a palestra subordinada ao título Ondas acústicas de superfície como ferramenta de estudo de nanoestruturas.

IMG_1248Nesta palestra foi discutida a aplicação de ondas acústicas de superfície (SAW) na modulação das propriedades óticas de nanoestruturas semicondutoras, tendo-se mostrado como essa técnica pode ser utilizada em conjunto com a técnica de fotoluminescência, permitindo a detecção ótica de transporte de portadores (e spins) em nanoestruturas.

O transporte induzido acusticamente é mediado pelos campos piezoelétrico e de tensão da SAW, que se propagam ao longo de uma direção cristalina bem definida.

Através de experimentos de transporte de carga e spin em poços quânticos, o palestrante demonstrou como essa técnica pode contribuir para a realização de estudos básicos nas áreas de spintrônica e ciência da informação quântica.

Odilion Couto Jr. possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em física pela Universidade Humboldt em Berlim (2008), com pós-doutoramento no Instituto Paul Drude, em Berlim (2008).

Foi pesquisador associado na Universidade de Sheffield e atualmente é Professor na Universidade Estadual de Campinas.

Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia, especialmente em dispositivos semicondutores e nanoestruturas individuais como pontos quânticos e nanofios baseados em materiais III-V.

Tem interesse especial em modulação ótica de nanossistemas através de ondas acúsiticas de superfície (SAW). Suas áreas de atuação envolvem experimentos em spintrônica, nanofotônica e informação quântica.