4 de julho de 2013

Oncologia em cães e gatos

O Grupo de Óptica do IFSC realizou hoje, 4 de julho, na Sala 59, o seminário intitulado “Oncologia em cães e gatos” apresentado por Andrigo Barboza de Nardi, docente e pesquisador do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal.

AndrigoNos dias atuais, o câncer é a principal causa de morte dos animais de companhia e, em virtude disso, a oncologia é uma das especialidades que mais cresceu nos últimos anos na medicina veterinária.

O foco deste seminário foi compartilhar algumas informações sobre a ocorrência das principais neoplasias em cães e gatos, com foco, também, nas modalidades de tratamentos que existem disponíveis na medicina veterinária brasileira.

Andrigo Nardi é médico veterinário formado pela UFPR (2001) e Mestre em Cirurgia Veterinária, com ênfase na área de Oncologia, pela Unesp (2004).

O palestrante realizou curso de aperfeiçoamento no Centro de Oncologia Veterinária na Michigan State University (Estados Unidos, 2006), sendo doutor e pós-doutor em Cirurgia Veterinária, com ênfase na área de Oncologia, pela Unesp Jaboticabal (2007-2010).

Atualmente é professor de Cirurgia no Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Jaboticabal) e possui experiência na área de Oncologia e Cirurgia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasia mamária, quimioterapia antineoplásica e uso dos inibidores da ciclooxigenase-2 no tratamento do câncer.