Notícias

24 de maio de 2013

Um desafio a todos os estudantes

As olimpíadas do conhecimento, nas suas variadas áreas, têm se assumido como ferramentas importantes na tentativa de estimular e elevar os padrões nacionais de educação, – principalmente no ensino fundamental e médio -, tendo como meta elevar exponencialmente os resultados do ensino superior brasileiro, formando maisfisica1-200 e melhor mão-de-obra altamente especializada, principalmente para as áreas de ciência e tecnologia, que atualmente são um gargalo nacional, quando comparadas com o que acontece nos países mais desenvolvidos.

Nesse sentido, a OBF – Olimpíada Brasileira de Física, que é um programa anual e permanente, organizado pela SBF – Sociedade Brasileira de Física e que atinge todo o território nacional, tem tentado, ao longo dos anos, cumprir alguns de seus objetivos primordiais, cuja ênfase é despertar e estimular nos alunos do ensino médio e fundamental o interesse pela Física e Ciências em geral e, dentro desses parâmetros, proporcionar desafios intelectuais de ordem científica.

Ao tentar atingir esses objetivos, onde, simultaneamente, se tem procurado atualizar os docentes através de atividades que desenvolvem novas tecnologias e metodologias de ensino, principalmente na área experimental, inclusive aproximá-los das universidades, a grande meta tem sido identificar os estudantes talentosos na área da Física, disseminar todo o entusiasmo em aprender mais e melhor e preparar esses jovens para as Olimpíadas Internacionais, estimulando-os, assim, a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

Ao tentar igualmente contribuir para a realização de diagnósticos reais dos currículos escolares do ensino fundamental e médio, a OBF tem como público-alvo alunos do Ensino Médio e Fundamental das redes pública e privada do país, nos seguintes níveis:

Nível I: alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;

Nível II: Alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;

Nível III: alunos da 3ª série do Ensino Médio.

 

Como está organizada a OBF:

A OBF está organizada em três fases distintas, a saber:

Fase 1 – Esta fase é realizada na escola de cada estudante e é composta de provas com questões objetivas: poderão participar dela todos os estudantes que desejarem;

Fase 2 – Esta fase é realizada em locais determinados pela coordenação estadual da OBF e participam dela os estudantes que acertem num determinado número de questões que são apresentadas na Fase-1. As questões referentes à Fase-2 são dissertativas;

fisica2Fase 3 – Esta fase ocorre nas sedes das coordenações estaduais e dela participam os estudantes que atingiram nota mínima na Fase-2. Os alunos dos Níveis I e II realizam uma prova individual experimental e uma prova teórica, e os alunos do Nível III realizam apenas uma prova teórica.

Refira-se que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª Série do Ensino Médio participam de uma nova etapa, que irá definir as equipes que representam o Brasil nas olimpíadas Internacionais (Olimpíada Internacional de Física e Olimpíada Iberoamericana de Física) que acontecem anualmente.

 

OBF: Atividades Paralelas

Além das provas específicas referentes à Olimpíada Brasileira de Física, todos os alunos poderão participar, ao longo do ano, de Atividades Paralelas, que têm o objetivo de estimulá-los – independente do seu desempenho – ao estudo da Física, com a particularidade de poderem participar professores e escolas.

São três as Atividades Paralelas, a saber:

1 – Física e Arte – Destinada a alunos e professores, esta atividade está dividida em dois segmentos:

Concurso de Ilustrações, cujo objetivo é elaborar uma ilustração que interprete o tema gerador da Olimpíada;

Concurso de Fotografia, cujo objetivo é captar uma imagem (usando qualquer tipo de câmara ou celular) que represente um fenômeno físico.

2 – Concurso de Problemas – Destinado a professores cadastrados, cujo objetivo é compor um banco de questões a partir do tema gerador da Olimpíada, sendo que os problemas enviados (e aprovados previamente por uma comissão de avalifisica4ação) fazem parte de um material para ser utilizado para consulta de todos os alunos.

3 – Desafio de Física – Destinado a equipes formadas por alunos de escolas participantes e orientadas pelo professor cadastrado, com um objetivo específico (problema) indicado pela organização. Cada escola cadastrada poderá participar com quantas equipes desejar, com no máximo cinco estudantes (de qualquer nível), orientados pelo(s) professor(es) cadastrado(s).

A OBF tem atingido, ao longo do tempo, excelentes resultados, dando como exemplo os números registrados em 2012, o que dá alento para prosseguir com os objetivos elencados por seus responsáveis.

Assim, em 2012, participaram na OBF 3.239 escolas de todo o país, com um total de 646.356 alunos participantes na 1ª Fase, divididos da seguinte forma:

– Ensino Fundamental (8º ano) – 67.324;

– Ensino Fundamental (9º ano) – 92.077;

– Ensino Médio (1ª Série) – 190.239;

– Ensino Médio (2ª Série) – 159.843;

– Ensino Médio (3ª Série) – 136.873;

 

Calendário para 2013

Está já disponível, para todos os interessados, o calendário de 2013 referente à OBF – Olimpíada Brasileira de Física, sendo que o lançamento das notas da 1ª fase, no banco de dados da OBF, que será feito pelos professores/coordenadores, ocorrerá no dia 07 de Junho.

O restante calendário da OBF – 2013 está organizado da seguinte forma:

10 de Junho: Divulgação do número mínimo de acertos para admissão à 2ª Fase;

14 de Junho: Divulgação das sedes para a aplicação da prova da 2a fase;

Entre 15 e 30 de Junho: Período de seleção dos locais para a 2a fase pelas escolas;

10 de Agosto: Prova da 2a Fase, a decorrer nas sub-coordenações estaduais;

fisica3Até 30 de Agosto: Lançamento, pelos coordenadores, das notas da 2ª fase no banco de dados da OBF;

01 de Setembro: Divulgação da nota mínima para admissão à 3ª Fase;

10 de Setembro: Divulgação do gabarito resumido da 2ª fase (na página da OBF);

28 de Setembro: Prova da 3a Fase;

13 de Dezembro: Divulgação do resultado final e divulgação do gabarito resumido da 3ª fase (na página da OBF);

Março – 2014: Divulgação dos gabaritos comentados das 1ª, 2ª e 3ª fases;

Março -2014: Premiação dos vencedores nacionais nos estados;

 

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..